Contabilidade Intermediaria

Páginas: 7 (1713 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Contabilidade Básica




Etapa 1
Leitura do Capítulo 1 dos livros:
FAHL, Alessandra Cristina. Contabilidade Financeira. São Paulo: Anhanguera Publicações, 2011 (Livro-Texto da disciplina)
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. 27 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Questões com base nos capítulos dos livros e justificativa das respostas
O que é Contabilidade?
Quais os objetivos daContabilidade?
Quem são os usuários da Contabilidade?
Por que a Contabilidade é importante para toda empresa?


Principais conceitos, objeto e objetivo da contabilidade.


A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira dasentidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
O objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, aos seus usuários avaliação da situaçãoeconômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer deduções sobre suas tendências futuras.




Usuários da Contabilidade

Os usuários da Contabilidade são as pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. São, por exemplo, os acionistas de uma empresa que querem saber se ela está dando lucro ou prejuízo. São asinstituições financeiras quedesejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo. São os administradores da entidade, que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo das mesmas. É o fisco, que também se interessa pelo resultado da pessoa jurídica, para lançar os impostos sobre ele incidentes.
Usuários internos:
1.Proprietários;
2. Administradores de todos os níveis da entidade.
Usuários externos:
1. Acionistas e investidores;
2. Emprestadores em geral (bancos, fornecedores)
3. Entidades governamentais (fisco)

A Escrituração Contábil

A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos eprejuízos.
A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis:
A contabilidade é responsável por toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações,numerários em trânsito, entre outras. Registra-se e movimenta estas contas através do livro razão. No Livro Diário, registram-se (como o próprio nome esclarece), todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis.

Demonstrações Contábeis

Escrituração é o conjunto de lançamentos contábeis. A Escrituraçãocompleta é composta pelos lançamentos contábeis e pelas demonstrações financeiras elaboradas no encerramento de cada exercício social. A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas observando os princípios e normas contábeis. Representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa.

Etapa 2
Debatesobre os principais conceitos da Contabilidade que envolvam Patrimônio. Elaboração de resenha.

Patrimônio

Bens
São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. Os bens classificam-se em: Bens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Intermediaria
  • Contabilidade intermediária
  • Contabilidade intermediária
  • Contabilidade intermediaria
  • contabilidade intermediaria
  • Contabilidade Intermediária
  • contabilidade intermediaria
  • Contabilidade intermediaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!