contabilidade intermediaria

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
REGIME DE CAIXA
Se tratando de Regime de Caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente  quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente. Este método é frequentemente usado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins paraos quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para  manter  o  controle orçamentário da citada atividade.
Se a legislação fiscal permite que determinadas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, isto não significa que a contabilidade deva, obrigatoriamente, seguir seus ditames. O que não se pode nem se deve é submeter a contabilidade a uma distorção, apenas para cumprir anecessidade de informação de um único organismo, como é o caso do fisco.
REGIME DE COMPETÊNCIA
Já no Regime de Competência, o reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteraçãopatrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foramentregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.
  Optando por este Regime, na contabilidade as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Para todos os efeitos,as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.








PERICULOSIDADE X INSALUBRIDADE
A legislação trabalhista protege, por meio de normas, todo trabalhador que executa suas funções em atividades insalubres ou perigosas, de forma a amenizar o impacto destas atividades na saúde dotrabalhador.
São periculosas as atividades ou operações onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato com substancias inflamáveis ou explosivos, em condição de risco acentuada, como é o caso, por exemplo, de frentista de posto de combustível, operador em distribuidora de gás, entre outros. Previsto à norma Regulamentadora n.º 16 do Ministério de Trabalho e Emprego.
Ovalor do adicional de periculosidade será o salário do empregado acrescido de 30%, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
São consideradas atividades ou operações insalubres as que se desenvolvem acima dos limites de tolerância previstos nos anexos à Norma Regulamentadora n.º 15 do Ministério de Trabalho e Emprego.
A tabela de insalubridadenão se divide por salários, e sim por grau de risco (Grau Mínimo, Médio e Máximo) á saúde, que é dividido em 3 porcentagens, 10%, 20% e 40%, do qual a porcentagem de insalubridade é definida pelo sindicato do ramo da categoria.
O art. 189 e 193 da CLT assim definem estas atividades:
Consideram-se atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho,exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos;
Consideram-se atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Intermediaria
  • Contabilidade intermediária
  • Contabilidade Intermediaria
  • Contabilidade intermediária
  • Contabilidade intermediaria
  • contabilidade intermediaria
  • Contabilidade Intermediária
  • contabilidade intermediaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!