Contabilidade gerencial e gestão empresarial: uma abordagem na ótica do controle gerencial

Páginas: 9 (2094 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
Ciências Contábeis

Contabilidade Gerencial
Professor Gustavo Rodrigues
6° Período – 1° Semestre de 2012

CONTABILIDADE GERENCIAL E GESTÃO EMPRESARIAL:
Uma abordagem na ótica do controle gerencial

Belo Horizonte
2012

Introdução

As empresas certamente não poderiam operar de forma racional se exprimissem cada objetivo de modo simplesmente eexclusivamente qualitativo. Os objetivos devem transformar-se em compromissos bem precisos, metas a atingir nos variados níveis empresariais; devem, portanto, ser fundamentalmente quantificados e formalizados.

Nos dias de hoje é moda falar de planejamento, controle de gestão e assim por diante, mas desde as épocas mais remotas o homem toma decisões e controla seus negócios, ainda que com métodos nãopropriamente científicos.

Os empresários de hoje não podem se dar ao luxo de guiar-se só pelos instintos. Eles sentem, ainda que inconscientemente, a importância de auxílios objetivos nos quais possam basear as suas decisões e, em particular, a necessidade de mais informações. Portanto, torna-se mais do que necessário atentar para formular planos e programas para desenvolver atividades empresariais,principalmente, no gerenciamento dos recursos necessários para permitir a sua realização.

Uma organização necessita ser controlada, isto é, os dispositivos que asseguram que ela siga na direção pretendida por seus executivos devem estar operantes.

Para tanto, o controle gerencial é um dos vários tipos de atividades de planejamento e controle que ocorrem em uma organização. Cada atividadeexige planejamento e controle, mas a ênfase varia com o tipo de atividade. O processo de planejamento é muito mais importante na formulação de estratégias; o processo de controle é muito mais importante no controle de tarefas; o planejamento e o controle têm importância aproximadamente igual, no controle gerencial.

Controle Gerencial

Controle gerencial é o processo pelo qual os executivos e osgerentes influenciam outros membros da organização, para que obedeçam às estratégias adotadas de forma que os objetivos da organização sejam atingidos.

As atividades do controle gerencial são, basicamente:
1) planejar o que a organização deve fazer;
2) coordenar as atividades de várias partes da organização;
3) comunicar a informação;
4) avaliar a informação;
5) decidir sedeve ser tomada uma decisão/que decisão se deve tomar; e
6) influenciar as pessoas para que alterem seus comportamentos.

O processo de controle gerencial consiste em um ciclo que contempla sinteticamente quatro etapas, sendo a primeira o planejamento estratégico, que é o processo pelo qual são decididos os principais programas que a organização pretende adotar, para implementar e manter suasestratégias, e os volumes de recursos que serão aplicados em cada programa. Cobrem um período futuro de vários anos. A segunda etapa é o orçamento, plano para um período específico, geralmente um ano. As receitas e gastos correspondem aos centros de responsabilidade, mostrando os objetivos de cada executivo. A terceira etapa é a execução do programa durante o ano e a quarta etapa é a avaliação dosprogramas pelos executivos através de relatórios de avaliação, onde são comparados os valores reais com os valores que deveriam ter sido incorridos.

* O “padrão” do controle gerencial não é preestabelecido. Ele é resultado de um processo de planejamento, por meio do qual o grupo dirigente decide o que a organização deve fazer. Parte do processo de controle é uma comparação de resultadosreais com os planos (avaliador);
* O controle gerencial não é automático. Alguns dispositivos detectores são mecânicos, mas as informações importantes são frequentemente detectadas pelos sentidos humanos (os executivos necessitam avaliar se as diferenças entre o desempenho real e o padrão são suficientemente importantes para ações corretivas e, caso afirmativo, quais ações adotar);
* O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade gerencial
  • CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL – UM ESTUDO DE CASO
  • A utilização da contabilidade gerencial como instrumento de gestão empresárial
  • O controle gerencial e a contabilidade nas organizações
  • CONTROLE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
  • Contabilidade gerencial no ambiente empresarial
  • A CONTABILIDADE GERENCIAL NO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
  • A contribuição da contabilidade gerencial para a gestão da empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!