Contabilidade gerencial na tomada de descisões

Páginas: 12 (2824 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade Gerencial no processo decisório

TOLEDO - PR
2011

INTRODUÇÃO:

O Aumento da concorrência e a escassez de recursos disponíveis têm contribuído para as constantes mudanças na gestão dos negócios. Com isso, acentua-se a necessidade de informações que auxiliam os administradores nas tomadas de decisão.
A contabilidade Gerencial vem preencher essalacuna produzindo informações objetivas, úteis e relevantes através da combinação da contabilidade financeira com varias áreas do conhecimento de negócios.

CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, das dívidas e das negociações com terceiros. O papel da contabilidadetorna-se ainda mais importante nas complexas economias modernas. Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas e para identificá-las são necessários os dados da contabilidade.
Em sentido amplo, a contabilidade trata da coleta, apresentação e interpretação dos fatos para os usuários internos. Usa-se o termo “Contabilidade Gerencial” para descrever essaatividade dentro da organização.
Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem o objetivo de fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais: facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e auxiliar empresários nas tomadas de decisão, proporcionando um melhor gerenciamento.
A contabilidade gerencial deve fazer conexão entreações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois premia as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qualé o melhor caminho para a empresa.
Os executivos dos mais altos níveis da empresa recebem informação gerencial contábil que resume as transações e eventos que ocorrem com cada operador, clientes e níveis departamentais, eles usam estas informações para apoiar decisões que tem conseqüências em longo prazo para a empresa. Normalmente os executivos recebem a informação gerencial contábil com menorfreqüência, já que utilizam para decisões estratégicas em vez de usarem-na para decisões operacionais.

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade financeira são as informações econômica dirigidas a uma clientela externa: acionistas, institucionais, financeiras, fornecedores. Tem por objetivo respostas desempenho passado com finalidades externas; contratos comproprietários e credores sua temporalidade é histórica; passada.
Já a contabilidade gerencial são as informações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela interna: funcionários, gerentes, executivos. Considerada dados históricos e estimados objetivando planejamento de operações futuras.

CONTADOR GERENCIAL

Muito embora, o papel do contador no Brasil ainda esteja em transição, podemosdestacar, sua importante influência nas decisões especiais de uma empresa. Muitos gerentes querem que o contador ofereça sugestões sobre uma decisão mesmo que a decisão final sempre pertença ao executivo operacional.
Como principais características do contador gerencial temos a precisão e defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o Controller forneça dado e númerosprecisos e, pertinentes á decisão que será tomada.
Pelo fato de as informações contábeis se apresentarem baseadas em critério e relatórios contábeis pré-estabelecidos, cabe ao profissional da contabilidade estudar formas diferenciadas de manusear e apresentar uma melhor compreensão dos fatos ocorridos com o propósito de facilitar evidenciar o processo decisório.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO
  • A importância da contabilidade gerencial como tomada de decisão
  • A importância da contabilidade gerencial na tomada de decisão nas empresas
  • A necessidade da contabilidade gerencial para a tomada de decisão nas empresas brasileiras
  • Contabilidade gerencial: a formação de preço como instrumento para a tomada de decisão.
  • A importância da Contabilidade Gerencial no Processo de Tomada de Decisão nas Empresas
  • A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E AUXILIO À TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • A IMPLANTAÇAO DA CONTABILIDADE GERENCIAL E O SEU REFLEXO NAS TOMADAS DE DECISOES – ESTUDO PRATICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!