Contabilidade Gerencial Athinson et al.

610 palavras 3 páginas
Resenha Capítulo 15: Projeto do sistema de contabilidade gerencial e de controle
Athinson, et al.

Por: Renata Santos - FACE UFMG

O capítulo trata do comportamento humano relacionado aos métodos e sistemas de controle gerencial. O objetivo é entender como os funcionários e grupos são motivados de modo a executarem ações coordenadas, além de evidenciar técnicas para mediação de desempenho dos mesmos.

O autor destaca que existem inúmeras teorias do pensamento gerencial que tratam da melhor forma de motivar as pessoas e colaborar para o aumento do seu desempenho no trabalho. Geralmente os gerentes concentram-se em três aspectos da motivação dos colaboradores: (1) a direção, ou onde o colaborador foca sua atenção na tarefa; (2) intensidade, ou nível de esforço dispendido pelo funcionário, (3) persistência, ou quanto tempo o empregado ficará encarregado da tarefa ou alocado no cargo.

Nesse sentido, o ambiente ideal para a gerencia é quando, voluntariamente, os funcionários alinham suas metas individuais com as da organização, visando o atingimento de metas, com qualidade na execução de suas tarefas.

Contudo gerar metas coerentes para os funcionários envolve diversos fatores. Dentre elas está a necessidade de um liderança organizacional forte, tarefas satisfatórias, recompensas apropriadas, oportunidades de crescimento e uma infraestrutura adequada para que os funcionários desenvolvam satisfatoriamente suas tarefas. Alcançando a coerência de metas, fica mais simples dirigir a intensidade e a persistência, caso contrário, a administração se torna mais desafiadora.

Nesse ponto, o autor coloca algumas considerações éticas a cerca do sistema de contabilidade gerencial. Ele explica que a ética “é uma disciplina que envolve o estudo de padrões de conduta e de julgamento moral” e que incorporando esses padrões, é possível incentivar comportamentos coerentes com os esperados pela organização.

Outro ponto destacado é o uso de informações, no sistema de

Relacionados

  • Contabilidade Gerencial Athinson, et al.
    627 palavras | 3 páginas
  • ANÁLISE DE UM SISTEMA DE CUSTOS FUNDAMENTADO NO ABC EM UMA INDÚSTRIA TEXTIL (ESTUDO DE CASO)
    6033 palavras | 25 páginas
  • Análise de demonstrações financeiras
    42742 palavras | 171 páginas