CONTABILIDADE EMPRESARIAL E ROTINAS TRABLHISTAS trabalho 2014

2519 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

De tempos em tempos, os contadores profissionaisencontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações, quevãodesde asmais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.
Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados afraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral.
Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade,jamais deveria ser esquecido em qualquer atividade profissional.
Demanda-se, a cada dia, mais transparência e disseminaçãoética em todos os atos,inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissãocom competência técnica e aplicação das regras inerentes à Ciência Contábil.
Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e osprincípios que regem uma profissão.
No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam deforma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da altacarga tributária a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador apresentar opçõeslícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lheserviços de qualidade e confiabilidade.
O objetivo deste trabalho de pesquisa foi demonstrar a grande responsabilidade doprofissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que se utilizam de seutrabalho, especialmente as empresas. Além disso, pretendeu apresentar alguns motivos quepodem levá-lo a adotar uma postura antiética.

O presente trabalho foi estruturado da seguinte forma:
Abordagem sucinta do perfil do profissional contábil, ouseja, as características, as habilidades técnicas e os valores morais e éticos exigidos pelos órgãos que regulamentam a Ciência Contábil e pela sociedade, que está sempre presente como agente

Relacionados

  • Plano de negócios
    35963 palavras | 144 páginas