Contabilidade Dmpl e Dfc

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
TEMA I
Objetivo da Demonstração:
A demonstração do patrimônio liquido inclui a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados. Seu objetivo é evidenciar a movimentação de todas as contas do PL ocorridas durante o exercício. Portanto todo o acréscimo e toda diminuição do patrimônio liquido são evidenciados por essa demonstração bem como a utilização e a formação de reservas (inclusive asoriginadas por lucro). A DMPL é essencial para a elaboração da demonstração de origens e aplicações de recursos (não obrigatória por lei) e para ser fornecidas as empresas que avaliam seus investimentos permanentemente em coligadas ou controladas pelo Método de Equivalência Patrimonial.
Principais Contas Contempladas:
Lucros Acumulados: são o resultado positivo acumulado da entidade. Enquanto nãodistribuídos ou capitalizados, consideram-se como reservas de lucros’’.
Prejuízos Acumulados: são registros de perdas acumuladas da empresa ou entidade, já absorvidas as demais reservas ou lucros acumulados’’.
Capital Social: é o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa’’.
Reservas de Capital: sãocontribuições recebidas por proprietários ou de terceiros, que nada têm a ver com as receitas ou ganhos’’.
Reservas de Reavaliação: indicavam acréscimo de valor ao custo de aquisição de Ativos já corrigidos monetariamente, baseado no mercado, até 31.12.2007. A possibilidade de formação de tais reservas foi extinta pela Lei 11.638/2007’’.
Reservas de Lucros: são apropriações de lucros da companhia ou daempresa por vários motivos, por exigência legal, estatutária ou por outras razões’’.
Ações em Tesouraria: são ações da própria empresa por ela adquiridas e deverão ser destacadas no balanço como redutora da conta do patrimônio líquido, que registra a origem de recursos aplicados na sua aquisição’’.
Estrutura Formal – a elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é relativamentesimples, pois basta representar, de forma sumária e coordenada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas do Patrimônio Líquido, isto é, Capital, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Reservas de Reavaliação, Ações em Tesouraria e Lucros ou Prejuízos Acumulados. Utiliza-se uma coluna para cada uma das contas do patrimônio da empresa, incluindo uma conta total, que representaa soma dos saldos ou transações de todas as contas individuais. Essa movimentação deve ser extraída das fichas de razão dessas contas’’.




Exemplo de estrutura.




Diferenças entre DMPL e DLPA

DMPL
• A DLPA é obrigatório por lei;


• A DPLA revela de fato as variações que ocorrem no lucro acumulado na empresa;

• A DPLA revela de fato as variações que ocorrem no lucroacumulado na empresa;






DLPA
• A DPML revela todos os movimentos ocorridos durante o exercício social em todas as contas que compõem o patrimônio líquido. Compõem-se essa demonstração os acréscimos e diminuições verificados na conta de lucros ou prejuízos acumulados e
• A DPML é mais abrangente e completa que a DLPA.
• A DMPL não é obrigatória por lei. Porém a demonstração do lucro ouprejuízo acumulado poderá ser incluída na demonstração da mutação do patrimônio líquido se elaborada e publicada pela empresa;

TEMA II:
Demonstração de fluxo de caixa:
O objetivo principal da Demonstração do Fluxo de Caixa é fornecer informações relevantes sobre as entradas e saídas de caixa de uma entidade para um determinado período de tempo.
As informações contidas na Demonstração do Fluxode Caixa são úteis quando utilizadas com as informações de outras demonstrações contábeis e na medida em que estejam refletindo as transações de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, auxiliando os usuários na avaliação da capacidade da entidade de gerar fluxos de caixa líquidos positivos decorrentes de suas atividades, visando atender às suas obrigações bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DFC E DMPL
  • dfc- dmpl- cpc
  • DLPA DMPL E DFC
  • Contabilidade e DFC
  • DFC e contabilidade
  • DFC Contabilidade
  • Dlpa, dmpl, dfc e notas explicativas
  • comentarios dmpl dlpa dfc dva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!