contabilidade de seguros

Páginas: 22 (5278 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º PERIODO NOTURNO





DANIEL DA SILVA SERAFIM
FRANCISCO PEREIRA DE QUEIROZ RODRIGUES
GABRIEL HENRIQUE OLIVEIRA MENEZES
JULIANA KTLEEN COSTA DE OLIVEIRA
KARINA GOUVEIA VASQUE
TATIANE MARTINS FEITOSA







CONTABILIDADE DE SEGUROS





Trabalho acadêmico como subsidio para disciplina Contabilidade e Mercado de Trabalho, ministrada à professoraRosimary Bezerra Jarude Felix, da faculdade União Educacional do Norte.



RIO BRANCO-AC
2014



INTRODUÇÃO


A necessidade de proteção contra o perigo, a insegurança, a incerteza do futuro e a possibilidade de perda dos bens e da receita da família acompanham as pessoas ao longo da historia. Dessa necessidade surgiu o seguro, cuja importância tem sido crescente. Segundo Larouse(1992, p.1019), seguro é um “contrato em que, mediante uma taxa (prêmio de seguro), uma das partes se obriga a indenizar a outra por prejuízo eventual, material ou pessoal”. Dessa forma, a função principal do seguro é restaurar o equilíbrio financeiro de uma estrutura econômica atingida por um evento desfavorável.
.


HISTÓRIA DO SEGURO



O homem sempre esteve preocupado com aestabilidade de sua existência. Por sofrer as consequências das variações climáticas e dos perigos da vida, desde a antiguidade procurava se organizar em grupos para ter mais força e garantir o sustento e a segurança. Com o tempo, a evolução das atividades comerciais mostrou a necessidade de proteção também contra os prejuízos financeiros. E foi dessa forma, justamente buscando garantir as finanças ediminuir a insegurança nas atividades cotidianas, que surgiu o seguro. O seguro nasceu da necessidade do homem em controlar o risco.
Existem indícios que já na Babilônia, 23 séculos antes de cristos, caravanas de camelos que cruzam o deserto mutualizavam entre si os prejuízos com morte de animais. Na China antiga e no Império Romano também haviam seguros rudimentares, através deassociações que visavam ressarcir membros que tivessem algum tipo de prejuízo.
Os comerciantes chineses que se aventuravam a transportar as suas mercadorias instalando-as em débeis embarcações que desciam pelas correntezas dos grandes rios continentais e que, para evitar a ruína de alguns deles, distribuíam-nas de modo a que cada barco contivesse uma parte de cada comerciante, estavam aplicando oprincipio básico do seguro. O mesmo se pode dizer dos comerciantes árabes, que para cruzar os desertos e lugares inóspitos distribuíam os seus bens entre várias caravanas e, dentro da mesma caravana, entre diversos camelos.
Com o Renascimento e a expansão marítima da época Mercantilismo a cobertura aos riscos ganhou nova importância. Tornaram-se comuns operações chamadas de Contrato deDinheiro e Risco Marítimo que consistia num empréstimo dado a um navegador, e que previa uma cobrança maior no caso de sucesso da viagem e o perdão da dívida se a embarcação e a carga fossem perdidas. Foi em virtude dos seguros marítimos que se desenvolveu a gestão de risco na maior parte do mundo.
Essas formas pitorescas foram de extrema importância para garantir a segurança das mercadoriasque circulavam por vias terrestres e marítimas. Nessa época o seguro ainda inspirava dúvidas com relação á integridade das ‘seguradoras’- que na verdade eram pessoas que assumiam os riscos.
Mas o seguro foi criado força e conquistando credibilidade, e foi em Gênova, por volta de 1347, que o primeiro contrato de seguros foi escrito. Nele continha inúmeras cláusulas que garantiam ou isentavamos seguradores de pagarem as indenizações. As primeiras apólices são datadas de 11/07/1385 (Pisa/ Itália) e 10/07/1397 (Florença/ Itália). As apólices tornavam-se comuns no final do século XIV.
No século XVII, o mercado securitário se expandiu e ganhou novos produtos de coberturas terrestres, especialmente em decorrência do Grande Incêndio de Londres de 1666, que destruiu cerca de 25% da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTABILIDADE DE SEGUROS
  • Contabilidade de seguros
  • CONTABILIDADE DE SEGUROS
  • Historial de contabilidade seguros
  • CONTABILIDADE ATUARIAL: Auditoria de seguros
  • Exercicios praticos de contabilidade de seguros
  • contabilidade de seguros
  • Contabilidade de seguro socorro mutuo e a evolucao do seguro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!