Contabilidade de custos
Contabilidade de custos
1- Introdução
A Contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro, servindo aos mais diversos usuários, para que eles possam, por meio de seus atos buscarem a prosperidade da entidade e da sociedade.
A figura abaixo demonstra que a ciência contábil ramifica-se em uma gama de especializações (Contabilidade Gerencial, Agrícola, Pública, Comercial etc.), sendo que cada uma delas estuda o patrimônio sob uma ótica particular, conforme especifica sua identificação. Os fatores determinantes são as diversas atividades desenvolvidas pelas organizações, as políticas adotadas, os interesses dos usuários, as normas governamentais, dentre outras.
Contabilidade
Agrícola
Contabilidade
Gerencial
Ciência Contábil
Contabilidade
Social
Contabilidade de Custos
Outras
Contabilidade
Comercial
O importante disto é lembrar que a ciência contábil é una, porém dividida em diversas especialidades (partes). Assim, não podemos esquecer que quando falamos de
Contabilidade de Custos, estamos nos referindo a uma parte da Contabilidade, sem impossível dissociá-las.
1.1 Globalização e a Contabilidade de Custos
As empresas, para sobreviverem no atual ambiente de extrema competição, necessitam implementar práticas gerenciais que ajudem os gestores a planejar, organizar, coletar, administrar, interpretar, analisar e controlar os custos do processo produtivo.
Algumas conclusões que podemos tirar desta informação:
O novo mundo dos negócios leva em consideração o mercado como um todo.
1
Aula 1 – Contabilidade de Custos-Pompeo
Somente sobreviverá, a competitividade global, empresas preparadas para