contabilidade de agronegocio

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014




Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina : CONTABILIDADE DE AGRONEGÓCIO
Tutor : AGOSTINHO FERNANDO ADAMI
Aluno (a) : PATRÍCIA DE CASTRO
RA : 1081756
Data de Entrega : 25/08/2014


Leia o texto a seguir para elaborar a atividade proposta para a quarta semana.
PECULIARIDADES DO PLANO DE CONTAS NO AGRONEGÓCIO
De acordo com a Unidade 3 do CRC, o plano de contas é oagrupamento de um determinado número de contas, específicas de cada empresa e, sua função é objetivar o registro das operações (débito e crédito) dessa empresa. Sendo assim, é muito importante que o plano de contas tenha características específicas para o segmento de sua aplicação, a fim de facilitar e viabilizar os registros e as escriturações contábeis, além de servir como um importante instrumento deanálise e gerencial. Nesse sentido, uma empresa rural ou um produtor rural não poderá abrir mão de um bom plano de contas que, servirá como um valioso instrumento gerencial e, portanto, deverá ser adequado às peculiaridades de cada organização.
Pergunta-se:
1) A empresa, cuja atividade econômica é rural, pode atribuir as mesmas contas de uma empresa comercial ao seu plano de contas? Justifique suaresposta.
Não. O Plano de Contas é de fundamental importância dentro da organização contábil da empresa rural, pois quanto maior o deta­lhamento do plano, mais fácil se torna a análise feita pelos conta­dores e administradores. Ele deverá ter compatibilidade com as estruturas decisórias da empresa, e cada empresa desenvolverá seu plano de acordo com suas peculiaridades de operação, levando emconta, ao ela­borá-lo, os vários relatórios que podem ser gerados em função das informações que o plano apresentar. Além disso, a codifica­ção deve estar organizada de acordo com a estrutura do Plano de Contas para que haja uma distinção das contas de resultados e das contas patrimoniais.
A separação das contas por peculiaridade e por segmentos evita a bagunça financeira.

2) Leia a afirmação aseguir:
O plano de contas viabiliza a operacionalização contábil, portanto, pode ser um facilitador ou um complicador da operacionalização. Elabore um texto analisando se a afirmação é falsa ou verdadeira.
Como sabemos o Plano de Contas é o conjunto de rubricas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dosprincipais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de contas e a função destas contas é registrar e expor os bens, os direitos, as obrigações e a situação líquida patrimonial, além das receitas e despesas, com base nas quais são apurados os lucros ou prejuízos decorrentes das atividades daempresa.
O complicador da operacionalização contábil do segmento das empresas de agronegócios são as diversas atividades rurais que, devido a cada atividade deve ser considerado os métodos de especificidade das Culturas Temporárias e das Culturas Permanentes.
Para cada especificidade cultural há um ciclo contábil e os produtos são contabilizados de formas diferenciadas e em contas diferentes.Por exemplo a Cultura Temporária os produtos são contabilizados no ativo circulante como se fosse um estoque em andamento, e todo o seu custeio serão acumulados em uma subconta com o título especifico da cultura em formação como por exemplo: (arroz, trigo, alho ...). Após a colheita o saldo da conta Cultura Temporária passa para conta Produtos Agrícolas, e quando são vendidos, o valor correspondenteao volume vendido é transferido da conta Produtos Agrícolas para a conta Custos de Produtos Vendidos.
Nas Culturas Permanentes que são aquelas que não precisam ser arrancadas com a colheita, pois permanecem no solo por vários períodos contábeis e têm, assim, várias safras. São culturas de longo prazo com uma duração mínima de quatro anos (como o café, a cana, o cítrus, e outras). Nesse caso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade de agronegocio
  • CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO
  • contabilidade agronegocio
  • contabilidade agronegocios
  • Contabilidade agronegocios
  • Contabilidade do Agronegócio
  • Contabilidade no agronegócio
  • Contabilidade agronegocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!