Contabilidade como suporte às decisões das empresas

Páginas: 15 (3604 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de Contabilidade 4
2.2 Objeto da Contabilidade 4
2.3 Objetivos da Contabilidade 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃOO surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações namedida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.

Presentemente, às empresas não interessa apenas o registro histórico dos fatospatrimoniais. Também a previsão do futuro é um fato relevante da gestão moderna. A contabilidade já não é entendida apenas como um elemento de simples recolha e interpretação de dados históricos mas também uma técnica eficiente de gestão. De fato, a gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos fatores, entre os quais os acréscimos concorrenciais, tornam-se necessário,cada vez mais, conhecer/prever o futuro a fim de estabelecer objetivos, e planear a atividade mediante uma prévia seleção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos de diverso tipo que fundamentem essas escolhas - os dados fornecidos pela contabilidade constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos. Por outro lado, após estabelecidos os objetivos eformulado o planejamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controlo de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controlo.

Devido à vastidão de problemas que abarca, o técnico de contabilidade deve conhecer, além dos processos de registro das operações, outras matérias tais como direito fiscal,direito comercial, organização de empresas, gestão e análise financeira, entre diversas outras.

DESENVOLVIMENTO

2.1 conceito de contabilidade

“A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões” (MARION, 1998, p. 24).

Considera a contabilidade como um conjunto ordenado de conhecimentos, sistematizados, comprincípios e normas próprias, que tem como função registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio, para auxiliar a tomada de decisões de seus administradores.

Pode-se perceber nos conceitos apresentadospelos autores que a contabilidade tem uma função bem mais ampla do que apenas debitar ou creditar. O verdadeiro papel da contabilidade é transformar os dados coletados em informações e assim cumprir a sua mais nobre função, qual seja: auxiliar na otimização do uso dos recursos a disposição das entidades.

Nessa perspectiva denota-se que o objeto de estudo da contabilidade é opatrimônio das entidades, ou seja, o conjunto de bens direitos e obrigações.

2 objeto da contabilidade

Segundo CAMPIGLIA (1966:10) o objeto da contabilidade sabe que é O PATRIMONIO DAS ENTIDADES, e através da metodologia racional obtém se o que chamamos de conhecimento, considerando as generalidades, certeza e identificação das causas, em nível qualitativo equivalente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade como suporte às decisões das empresas.
  • Análise contábil como suporte às decisões das empresas.
  • Análise contábil como suporte às decisões das empresas
  • o administrador e a importancia da contabilidade da empresa para a tomada de decisoes
  • A importância da contabilidade no processo de tomada de decisões nas empresas
  • Subsídios que a contabilidade fornece para a tomada de decisões em uma empresa
  • DECISÕES DE FINANCIAMENTO EM PEQUENAS EMPRESAS
  • Contabilidade, ferramenta para tomada de decisões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!