contabilidade comercilal

3293 palavras 14 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado ciências contábeis

CONTABILIDADE COMERCIAL

Cuiabá
2013

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Comercial.
Prof. Fábio Rogério Proença – Regiane Alice B. de Moraes

Orientadora: Profa. Susan Takano

Cuiabá
2013

SUMÁRIO

3
1- Introdução
Contabilidade Comercial é tratada com suas especificidades, sendo relacionadas com acompanhamento das vendas, conciliando-as com o faturamento, os recolhimentos dos impostos, as despesas operacionais e administrativas, afim de diagnosticar com mais rapidez as oscilaçoes que por ventura ocorrem de um período para o outro e suas possíveis correções.
Com relação à parte financeira, a empres precisa saber se o lucro das atividades comerciais está dentro das metas planejadas, se está remunerando adequadamente o capital próprio que investiu no negócio.
Uma opção de controle financeiro é a implantação de um fluxo de caixa, que antevê escassez ou excesso de recuros em caixa. Através desta ferramenta, sabemos se há recursos suficientes para expandir o empreendimento, se há necessidade de captção de capital de terceiros, enfim, uma série de dados e inforamções gerenciais que podem ser extraídos desse demonstrativo para tomada de decisões.

4
2- Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade
Os princípios da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.
Os princípios são aplicáveis à Contabilidade no sentido mais amplo de ciência social, cujo o objeto é o Patrimônio das Entidades.
São princípios da Contabilidade: da Entidade, da Continuidade, da

Relacionados