Contabilidade comercial

Páginas: 10 (2382 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

















TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER








Trabalho apresentado ao Curso ciencias contabeis da UEL- Universidade Estadual de Londrina , para a disciplina Contabilidade Comercial.

Prof.








Cidade
Ano de entrega



1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivoapresentar os tópicos sobre a contabilidade comercial contemplando conteúdos que auxiliarão empresário e comerciantes, na forma contábil, melhor administrando seu negócio e deixando de pagar tributos legalmente, usufruindo da Elisão Fiscal.
É o caso, por exemplo, de alguns regimes especiais de tributação das empresas comerciais referentes ao ICMS: ICMS diferido e ICMS substituição tributária, bemcomo alguns fatores sobre o aproveitamento de créditos tributários. Com a globalização da economia, houve um desenvolvimento acentuado no comércio internacional. Com isso, as empresas passaram a exportar e importar produtos com maior intensidade.
A contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grade importância para a gestão dos negócios. Alémdisso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios por exemplo com os Governos (contratos, licitações, etc.), com os fornecedores, com os bancos (cadastro bancário e financiamentos), etc.



2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro(FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante:
a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);
b) como investimentos temporários, se resgatáveisem prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
No realizável a longo prazo:
a) no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.


3 IMPOSTOS NÃO-CUMULATIVOS

IMPOSTO CUMULATIVO – Diz-se de um imposto ou tributo que incide em todas as etapas intermediárias dos processos produtivo e/ou de comercialização de determinado bem,inclusive sobre o próprio imposto/tributo anteriormente pago, da origem até o consumidor final, influindo na composição de seu custo e, em consequência, na fixação de seu preço de venda.
IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subsequente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Exemplos: IPI eICMS.
Talvez em palavras mais simples, significa que quando no regime cumulativo, não há a compensação de valores desse imposto já pago em algum processo anterior de industrialização ou comercialização.
Por exemplo, se a empresa é do Lucro Presumido, O Pis Faturamento e a Cofins, quando de seu cálculo, não há credito algum para dedução desses impostos. Sempre as alíquotas serão para o Pis0,65% e para a Cofins 3,00%. Nesse caso específico a empresa do Lucro Presumido é "Cumulativo".
Já se a empresa for do Lucro Real, ela terá como creditar os valores desses impostos já pagos na etapas anteriores da circulação, inclusive de Pis e Cofins pagos na importação, o que não é permitido para a empresa do Lucro Presumido. Então, a empresa do Lucro Real – "Não Cumulativo", terá créditos dessesimpostos e só depois ela aplicará sobre a base de cálculo, as alíquotas específicas, para cada imposto, sendo que neste caso, o Pis Faturamento será de 1,65% e a Cofins 7,6%.


4 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE

A gestão de estoque tem como preocupação a busca constante da redução dos valores monetários de seus estoques, atuando para mantê-los o mais baixo possível e dentro dos níveis de segurança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTABILIDADE COMÉRCIAL
  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade comercial
  • CONTABILIDADE COMERCIAL
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade Comercial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!