CONTABILIDADE COMÉRCIAL

Páginas: 29 (7100 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL CIÊNCIAS CONTÁBEIS









CONTABILIDADE COMERCIAL
























CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 3º semestre.

Prof. A todos os Professores do 3º semestre.Bom Jesus-PI
2013
INTRODUÇÃO

Contabilidade não é luxo nem burocracia, é necessidade para qualquer empreendimento: varejista, atacadista ou industrial. Não basta controlar as compras e as vendas, pois o comércio é muito mais que comprar e vender, é saber comprar, e muito mais, saber vender. Todo comerciante precisa conhecer seu ramo de negócio: alimento pode ser um ramo muito atrativo, mas édiferente de confecções, ou de causados, que, por sua vez são diferentes no comércio de eletrodoméstico. Cada ramo varejista tem sua particularidade, de modo que um não se confundi com o outro. É preciso prestar muita atenção para as diferenças.
A partir daí, conhecemos os custos das mercadorias e os impostos incidentes (o que não falta neste país), será possível calcular os preços de vendas. Todosesses aspectos especifico destacam as particularidades no comércio varejista, Não há mistério nem segredo nessa atividade. Há apenas necessidade de muita dedicação, persistência e vontade de vencer. Sobre tudo muito tino comercial, sem o qual não poderia haver comerciante. Seria como haver empresa sem mercado.










DESENVOLVIMENTO

Contabilidade comercial é o ramoda Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.
Os fenícios, foram o povo que mais se destacaram na atividade comercial na antiguidade, e foram varias as causas e fatores que contribuiriam para isso, a Fenícia tinha pouca terra para seu excelente plantio, então começou as suas atividades comerciais com o Ocidente. Além dos Fenícios osgregos e também os romanos exerceram a atividade comercial na antiguidade. O Brasil teve amplo desenvolvimento de suas atividades comerciais com a abertura dos portos no inicio do século XIX, favorecido pelo grande numero de variedade de produtos primários e secundários.

O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operaçãocomercial, que seria a troca de mercadorias por dinheiro ou mesmo por outra mercadoria. Hoje quase não se utiliza mais a palavra comerciante e sim Empresária.
Normalmente as entidades comerciais são separadas em Atacadistas e Varejistas. Atacadistas: destinados a venderem grande quantidade de bens de consumo indiretos a preço menor, geralmente os atacadistas vendem seus produtos para empresasindustriais, agrícolas, que utiliza os produtos do atacado como matéria prima ou suprimentos, as mercadorias vendidas pelo atacadista nunca vão diretamente para o consumidor final. Varejista: destinados a venda direta para os consumidores finais.
Contabilidade comercial: segundo Hilário Franco, é o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com fim deoferecer informações sobre sua composição e suas variações.



A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
O Objetivoda Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.
Esses Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 7 todos aqueles que existiam e continuam a existir. De fato, num esforço de raciocínio, consegue-se identificar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade comercial
  • CONTABILIDADE COMERCIAL
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade Comercial
  • Contabilidade Comercial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!