contabilidade básica

Páginas: 8 (1950 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
3º SEMESTRE




VANIA PESSOA RA 9745430608




ATPS CONTABILIDADE BÁSICA



TUTOR PRESENCIAL SERGIO CARVALHO BEZERRA







TAGUATINGA/DF
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1.CONTABILIDADE 3
2.CONCEITOS DE CONTABILIDADE QUE ENVOLVEM O PATRIMÔNIO 6
3.BALANÇO PATRIMONIAL - ETAPA 3 7
4.DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO– DRE 8
5.BALANÇO PATRIMONIAL 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO

Com o objetivo de atender ao solicitado na ATPS, que consiste na elaboração de uma produção acadêmica sobre a Contabilidade, seus conceitos, objetivos e importância para as empresas, elaboramos esta ATPS e apresentamos o resultado das pesquisas realizadas pelo grupo.
Apresentamos também aDemonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial com demonstração de lucro ou prejuízo apurado e a devida separação das contas de ativo e de passivo, de acordo com as instruções constantes no roteiro de elaboração desta ATPS.

1. CONTABILIDADE

CONCEITO DE CONTABILIDADE

A contabilidade pode ser conceituada como uma ciência social destinada ao estudo e desenvolvimento depráticas voltadas ao controle financeiro e patrimonial de qualquer pessoa física ou jurídica, com finalidades lucrativas ou não. Não se limitando ao controle, a contabilidade foi concebida para registrar, armazenar, condensar e interpretar os dados e fenômenos que afetem as situações financeiras e patrimoniais das entidades permitindo aos seus administradores dispor de subsídios para as tomadasde decisões, decidir sobre investimentos a serem realizados, e sobretudo para permitir que, no momento do planejamento de ações futuras da empresas, sejam adotadas as decisões mais corretas diante das várias alternativas disponíveis.

Dentre os diversos conceitos de contabilidade podemos destacar:

Segundo Osni Moura Ribeiro (2010), a Contabilidade é uma ciência que permite, através de suastécnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.

Segundo Nelson Golveia (1993):
A Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia.

Segundo Hilário Franco (1996):
É a ciência queestuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

Como já observamos ao estudarmos os diversos conceitos decontabilidade, o campo de atuação desta ciência é muito amplo, uma vez que suas práticas são desenvolvidas para uso em todos os tipos de entidades, sejam privadas ou públicas, assim o principal objetivo da contabilidade é, através do controle, registro e análise de todos os eventos econômicos e financeiros, emitir relatórios, destinados ao conhecimento de seus usuários internos e externos, com dadosreferentes ao patrimônio, bens, obrigações, transações financeiras e investimentos das organizações e assim permitir controle sobre bens e direitos, garantido mais agilidade de eficiência para a definição de resultados alcançados e metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.
A contabilidade, através de um perene e contínuo fluxo de informações captadas, acumuladas e analisadas pelaexecução de suas técnicas, também possui o objetivo de definir custos de produção de bens e/ou serviços, compará-los com as receitas obtidas a partir da venda destes e assim fornecer aos gestores um balanço preciso e definitivo para o correto direcionamento das atividades da empresa.

Diante dos autores pesquisados destacamos:

Segundo Iudícibus; Martins; Gelbcke (2003), Contabilidade é,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Basica
  • Contabilidade básica
  • contabilidade básica
  • contabilidade basica
  • Contabilidade basica
  • contabilidade basica
  • CONTABILIDADE BÁSICA
  • Contabilidade basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!