Contabilidade básica

Páginas: 15 (3634 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 BENS 4
2.1.1 Materiais 4
2.1.2 Imateriais 5
2.2 DIREITOS 5
2.3 OBRIGAÇÕES 6
2.3.1 Por Funcionamento 6
2.3.2 Por Financiamento 7
2.4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 7
2.4.1 Capital Social 8
2.4.2 Reservas 8
2.4.3 Formação de Resultado 9
2.4.4 Formação do Patrimônio Líquido 10
2.5 CONTAS DE RESULTADO 11
2.5.1 Receitas 11
2.5.2 Custos 122.5.3 Despesas 13
3 CONCLUSÃO 14
4 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO

O estudo dos componentes patrimoniais é muito importante para pesquisadores, acadêmicos e profissionais que estão diretamente ligados à contabilidade, pois a teoria é a base que sustenta e explica as práticas contábeis. O tema base do presente trabalho são os Componentes Patrimoniais, que é uma parte dacontabilidade que reflete a posição financeira de uma empresa em um determinado momento. Analisa-se sua aplicação na gestão das icros e pequenas empresas ou entidades, que vêm enfrentando grandes desafios e precisam dinamizar e aprimorar seus processos administrativos.
Parti-se do pressuposto que o Balanço Patrimonial não é o único componente da Gestão Financeira, porém é o de maior relevânciapara as empresas aqui estudadas, pois, tal relatório condensa todas as informações necessárias para gerenciar atividades financeiras básicas, características dessas empresas e entidades. Considera-se que tais componentes tratam do estudo e equilíbrio entre os Ativos e Passivos de uma empresa ou entidade, visando o crescimento do Patrimônio Líquido da mesma.
Dessa forma, esse estudobusca avaliar como é feito a administração financeira das micro e pequenas empresas ou comerciais por meio dos componentes como ferramentas do Balanço Patrimonial, pois os mesmos mostram-se muito vulneráveis às mudanças no ambiente econômico e por isso precisam desenvolver técnicas de planejamento que possibilitem agilizar e aperfeiçoar o processo decisório.

DESENVOLVIMENTO

1 BENSBens são todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio, são as coisas em geral, consideradas itens de riqueza, porque são úteis é possível negociar, vender, trocar, arrendar. Contabilmente, só nos interessam os bens de natureza patrimonial (avaliáveis em moeda). Segundo a Economia, bens são coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana. Por definiçãojurídica, bem é tudo aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e apropriado. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer, que é de propriedade de uma pessoa física ou jurídica. Tratam dos bens, matérias e imaterias ou (corpóreos e incorpóreos), classificados como: móveis eimóveis, comercializáveis e não comercializáveis tangíveis e intangíveis fungíveis e infungíveis, divisíveis e indivisíveis.

Além disso, há uma classe de bens jurídicos não-patrimoniais. Não são
economicamente estimáveis, como também insuscetíveis de valoração
pecuniária: a vida e a honra são exemplos fáceis de compreender. (Ribeiro,Letícia Padilha, 2006).

1 Materiais

Os bens materiais (corpóreos) são materiais, quer dizer, têm existência física. Podem ser tocados e são visíveis. São exemplos de bens materiais, também denominados bens corpóreos, tangíveis, fungíveis e divisíveis: dinheiro, edificações, imóveis, veículos, móveis e utensílios de escritório, equipamentos deinformática, máquinas e equipamentos industriais, instalações elétricas e hidráulicas, ferramentas, estoques de mercadorias, matérias primas.

2 Imateriais

Os bens imateriais (incorpóreos) não existem fisicamente. Embora não sejam visíveis ou palpáveis, eles também podem ser traduzidos em moeda. No caso de um programa de computador, por exemplo, o relevante não é o disquete ou meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Basica
  • Contabilidade básica
  • contabilidade básica
  • contabilidade basica
  • contabilidade básica
  • Contabilidade basica
  • contabilidade basica
  • CONTABILIDADE BÁSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!