Contabilidade básica

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 24 de abril de 2012
“Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais.” (SÁ, 1998, p.42).
A Contabilidade tem como objetivo fornecer os elementos fundamentais para que uma entidade possa ser bem administrada, mediante o acompanhamento da sua situação liquida patrimonial e dos seusresultados, ela tem como função registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a entidade exerce no contexto econômico.
Para Iudícibus (1998) o objetivo da Contabilidade, então, pode ser estabelecido como o de fornecer informação como suporte à tomada de decisão, tanto dos usuários externos das entidades.
Já oobjeto da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
Para Sá (1998) o objeto formal da contabilidade é o estudo do patrimônio das entidades em seus aspectos qualitativos e quantitativos.
Enfim, a contabilidade fornece a qualquer momento todos os elementos necessários á tomada de decisões pelos dirigentes ou proprietários das entidades, além de fornecer subsídios apessoas estranhas, que tenham interesse em manter negócios diretos ou indiretos com ela.
Como podemos observar todas essas informações não são um "luxo" a entidade, mas sim a maneira mais eficaz e segura de mantê-la erguida, sobreviver em meio a tanta concorrência mundial que hoje existe, a importância da informação é indiscutível, além de que o Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, apartir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresarial.
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o deresultado econômico.
§ 2º É dispensado das exigências deste artigo o pequeno empresário a que se refere o art. 970.
A Lei é clara em dizer que o empresário e a sociedade empresária estão obrigados e a única exceção é para o produtor rural e o pequeno empresário.
No Brasil, principalmente nas médias e pequenas empresas, há o vício dos administradores não se preocuparem com a Contabilidade: “aContabilidade é que se vire”. Essa atitude custa caro: crime fiscal, indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores, pesadas multas, tributos, ingerência, concordata, falência, etc.
A contabilidade é a alma da empresa, e deve escriturar toda a movimentação financeira, a escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o planode contas e observando os princípios e normas contábeis. Esta escrituração envolve a obrigatoriedade livros fiscais, e os principais são o livro diário e o livro-razão, mas existem outros.
No Livro Diário, registram-se (como o próprio nome esclarece), todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis. E norazão controla-se a movimentação ocorrida em cada conta.
No passado eram utilizadas formas rudimentares de escriturações, pois as necessidades eram poucas, com o decorrer dos tempos e o aumento das necessidades chegamos aos atuais serviços tecnológicos utilizados na contabilidade contemporânea, onde as fichas de barro foram substituídas pelos computadores. Essa mudança se deu depois de passarpor diversos períodos evolutivos:
- Pré História: de 8.000 a.C. até 1.202 d.C. - período do empirismo e do conhecimento superficial: experiências e práticas vividas pelas civilizações do mundo antigo, destacando-se os estudos dos sumérios, babilônios, egípcios, chineses e romanos.
- Idade Média: de 1.202 d.C. até 1494 - período da sistematização dos registros: em razão da obra "Leibe Abaci", de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Basica
  • contabilidade básica
  • contabilidade basica
  • contabilidade básica
  • Contabilidade basica
  • contabilidade basica
  • CONTABILIDADE BÁSICA
  • Contabilidade basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!