Contabilidade Aula 00 Resumo Teoria E Exerc Cios

585 palavras 3 páginas
Usuários: Investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público.
QUEM SÃO OS USUÁRIOS PRIMÁRIOS? investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores. Percebe que sã os usuários externos
Obs: Entidade que reporta a informação (reporting entity)
Importante notar que a Estrutura Conceitual NÃO É UM PRONUNCIAMENTO TÉCNICO, logo,não define normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de mensuração e divulgação.
Obs: Informação potencialmente distorcida – misleading
OBJETIVO:
O que deve prevalecer em caso de divergência da Estrutura e um Pronunciamento Técnico, uma Interpretação ou uma Orientação: DEVEM PREVALECE SOBRE A ESTRUTURA CONCEITUAL

CUSTO DE EMISSÃO DA INFORMAÇÃO
Restrição sempre presente no processo de elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro. Os custos devem ser avaliados para serem justificados pelos benefícios gerados pela elaboração e divulgação da informação quantitativa e qualitativa.
Benefícios gerados ( o que é pertinente divulgar para aquela organização) : Se informar com fornecedores da informação (usuários, auditores independentes, a acadêmicos e outros agentes) sobre a natureza e quantidade esperada de benefícios e custos desse padrão.
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
- representação fidedigna
Para representar fidedignamente um a realidade econômica a ser retratada, a informação deve ser completa, neutra e livre de erro.
Completa: a informação deve conter o necessário para o que o usuário compreenda o fenômeno a ser retratado.
Neutra: Deve ser livre de viés na seleção ou na apresentação, podendo ser distorcida para mais ou para menos.
Para ser livre de erros, os demonstrativos contábil-financeiros devem apresentar total exatidão?
Livre de erros: Não significa total exatidão, mas sim que o processo para obtenção da informação tenha sido selecionado e

Relacionados

  • nada
    36135 palavras | 145 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 Fredie Didier Jr 2013
    325144 palavras | 1301 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas