CONTABILIDADE APLICADA

Páginas: 11 (2566 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015





































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO E ESTRUTURA DA EMPRESA 4
2.1 ATIVIDADE E ATUAÇÃO 5
2.2 FINALIDADE DA EMPRESA 7
2.3 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 8
3 CONTRATAÇÃO DE PESSOAL 9
4 ANÁLISE DO BALANÇ SOCIAL 10
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12


















1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta considerações do estudo realizado sobre a estrutura e o ramo de atuação daEMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
É importante salientar a importância da Embrapa no cenário econômico e social do País, bem como de sua inserção no escopo das políticas públicas sob coordenação do governo federal, como o caso do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), com a agregação de soluções tecnológicas que passam pela integraçãoLavoura-Pecuária-Floresta, Fixação Biológica de
Nitrogênio (FBN), Plantio Direto, tecnologias relacionadas ao plantio de florestas comerciais, dentre outras. E ainda, soluções como o manejo integrado de pragas, práticas agroecológicas, nanotecnologias e biotecnologias de ponta.
A atuação do segmento internacional da Embrapa versa principalmente nas ações de cooperação. A cooperação regional e internacional tempossibilitado à Embrapa contribuir com instituições de pesquisa internacionais no desenvolvimento de projetos de interesse mútuo.
Essas interações trazem uma visibilidade para as tecnologias desenvolvidas pela empresa, especialmente àquelas voltadas para regiões tropicais. Ao mesmo tempo, possibilitam aos pesquisadores da Embrapa um intercâmbio fundamental para que novas tecnologias sejam incorporadas aoagronegócio brasileiro.











2. CONCEITO E ESTRUTURA DA EMPRESA

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – é uma Empresa Pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Foi instituída com fundamento na Lei nº 5.831, de 7 dedezembro 1972, criada em 26 de abril de 1973 e está registrada na Junta Comercial do Distrito Federal sob o nº 03.826773. Além de outras normas infralegais relacionadas à gestão e estrutura como: Deliberação de Diretoria (DD) nº 15, de 24/8/1992 – Modelo Institucional da Embrapa; DD nº 4, de 13/2/1990 – Regulamento Geral da Embrapa; Resolução do Conselho de Administração (RCA) nº 133, de31/10/2013 - Regimento Interno do CONSAD; V Plano Diretor da Embrapa 2008-2011-2023, de abril de 2008; Regimentos Internos das Unidades Centrais e Descentralizadas.
Atua por intermédio de 42 (quarenta e duas) Unidades de Pesquisa, 5 (cinco) Unidades de Serviços e 16 (dezesseis) Unidades Administrativas. No exercício de 2013, não foram criadas novas unidades gestoras da Embrapa. As Unidades de Pesquisa ede Serviços, também chamadas de Descentralizadas, estão distribuídas nas diversas regiões do Brasil e são classificadas em: 1) Unidades de Pesquisa de Produtos; 2) Unidades de Pesquisa de Temas Básicos; 3) Unidades de Pesquisa Ecorregionais; 4) Unidades de Serviços.
As Unidades Administrativas, também chamadas de Centrais, estão localizadas no Edifício Sede da Embrapa, em Brasília/DF ao lado daDiretoria Executiva, são órgãos integrantes da administração superior da Empresa, às quais compete planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à execução de pesquisa agropecuária e à formulação de políticas agrícolas. Para produzir, comercializar e distribuir sementes e mudas básicas, conta com 16(dezesseis) Escritórios distribuídos em todas as Regiões do Brasil, osquais são coordenados pela Embrapa Produtos e Mercado.
Na área da Cooperação Internacional, a Embrapa mantém 112 Acordos de cooperação técnica/Memorandos de Entendimento com 52 países e 117 instituições estrangeiras, principalmente de pesquisa agrícola, envolvendo a pesquisa em parceria e a transferência de tecnologia. Para fortalecer a cooperação científica, a Embrapa estabeleceu o programa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • Contabilidade aplicada
  • Contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • CONTABILIDADE APLICADA
  • Contabilidade aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!