contabilidade aplicada

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013
  INTRODUÇÃO

            A contabilidade de custos é um método indispensável para as empresas, através desse método as empresas passaram a ter melhor controle sobre os produtos fabricados e informações cada vez mais precisas que auxiliam sempre nas tomadas de decisões.
            È necessário dentro da empresa, ter conhecimento de como estão direcionados seus negócios, custos despesas entreoutros fatores que possam fornecer informações importantes, sabendo o custo real do produto saberemos qual o preço mínimo para uma eventual promoção, ou o preço a ser vendido para ter o retorno esperado.
            A partir dos custos também é que saberemos se o produto está obtendo lucro ou prejuízo, e se é conveniente aumentar a ou reduzir a produção de certos produtos.
1 DEFINIÇÕESCONCEITUAIS
6 Rateio dos Custos Indiretos

            O rateio dos custos indiretos como a energia elétrica depreciação das maquinas etc. tem que ser calculado em cada produto, pois não é possível agregar como cada produto consome separadamente.
            Existem varias formas de chegar ao rateio de custos indiretos, que pode ser pelas horas trabalhadas, materia lgasto, mão-de-obra etc..
  3Custeio por Absorção

            O custeio por absorção delimita que todos os custos, sejam eles diretos ou indiretos, sejam debitados no produto, assim todos os gastos da fabrica que tenham relação com o produto terão seu custo rateado para todos os produtos prontos.
            Até o momento o custeio por absorção é o mais indicado para utilização por ser o único aceito pela legislação poratender amplamente ao principio Contábil da Competência.
  7 Produtos em Processo

                  È o sistema em que os custos são acumulados em contas respectivas das diversas linhas de produção. São encerrados essas contas no final de cada período semana, mês Trimestre, ano ou conforme período mínimo contábil de custos da empresa) ( Martins ,2003 )
            O custeio em Processo geralmente éutilizado em empresas que fabricam produtos padronizados em massa, por exemplo, uma empresa fabricante de calçados, produz vários pares de um produto idêntico, o calculo deve ser baseado em custo médio, para obter o custo médio é só dividir o custo total do produto pela quantidade produzida.
            Os produtos que estão em fase de processo devem de qualquer formar constar nos relatórioscontábeis, então se deve saber á quanto equivale o produto em processo em relação a outro completamente acabado, para assim apropriar um valor adequado ao produto.
  2 uNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

            Considera-se equivalente de produção toda transformação de um produto, em equivalência de unidades prontas, deve-se definir também á quanto equivale um produto que ainda esta emprodução com um produto já acabado.
            Os produtos parcialmente acabados são então convertidos em unidades equivalentesa produtos completamente acabados, sendo esse calculo feito para tornar possível a mensuração dos custos unitários. Ao utilizar esse conceito de unidades equivalentes é possível somar essas unidades com as unidades totalmente acabadas obtendo assim o custo unitário de produçãopor período.
  3 FORMAção do preço de venda

            A formação do preço de venda é sem duvida uma decisão muito importante a ser tomada, pois é daí que serão tiradas as receitas para manter o funcionamento da empresa e gerar o lucro esperado pelo administrador.
            Para essa elaboração é necessário observar vários aspectos, como preço de concorrentes demandas de mercado entre outrosfatores, entre eles podemos citar calculo:

1 Com Base nos Custos

            A formação de preços auxiliando-se pelos custos consiste em agregar ao custo total do produto o percentual de lucro desejado pela empresa, para isso é necessário que a calculo seja o mais aproximado possível da realidade, pois se não houver informações corretas para se calcular os custos a empresa na hora de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • Contabilidade aplicada
  • Contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • CONTABILIDADE APLICADA
  • Contabilidade aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!