contabilidade analitica

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
Um custo é directo quando existe uma relação clara, objectiva, verificavel entre o custo e o produto. Método directo ou por ordens de produção que na pratica significa um T de fabricação para cada produto produzido. É o metodo utilizado na Construção Civil e é aconselhavel sempre que os produtos produzidos são ou podem ser muito diferentes. A principal limitação é o problema relacionado com oscustos comuns e/ou estrutura. Na realidade nao existem bons ou maus metodos, a cont apenas ajuda na tomada de decisao ou nao serve para nada. Este problema é sentido quando ha custos a repartir. Podemos definir criterio: Finalidade: o custo e suportado pelo indutor, todos os outros usam sem pagar; Utilizador-pagador: o problema neste caso sao os custos de inactividade (quem paga a maquina naousada). O ciriterio de de repartiçao deve ter 3 caracteristicas: Simples; medir o que e para medir e repartir o que e para repartir (o problema e quando o bem nao e utilizado); tem se der validado. Metodo indirecto:o T de fabricaçao agrupa os custos e agrupa os produtos e por isso pode ser dividido em homogeneo ou secçao ou combinaçao das ambas. Homogeneo (custeio por produto) quando os produtosobtidos nao sao diferentes entre si (cimenteiras). O metodo esta associado ao produto. Metodo por Secçao: organizaçao de custos pelas funçoes desempenhadas na empresa, em tomada de decisao e necessario saber quanto custa cada uma das fases de fabrico. Temos: detalhe: Quantas secçoes se vao utilizar? Prestaçoes reciprocas: o serviço que a secçao A presta a B e vice-versa, este problema é resolvido porum sistema de equaçoes, da mesma forma e tratado o autoconsumo. Ex: analise de custos dos postos de transformaçao electrica, a energia electrica que gasta. Auxiliares e Principais: por definiçao uma secçao e principal quando e a indutora de custo: os custos da secçao sao imputados ao produto. A secçao é auxiliar quando os custos sao imputados a secçao principal e so desta ao produto.
FIFO: oscustos das saídas de armazém correspondem aos custos de entradamais antigos e, em consequência, as existências finais de bens em inventário sãovalorizadas pelos custos de entrada mais próximos dos valores de mercado. LIFO: os custos das saidas de armazem correspondem aos cursos de entrada mais antigos. As existencias finais sao valorizadas pelos custos de entrada mais proximos dos valores de mercado.Custo Medio: as saidas de inventario sao valorizadas atraves de um custo unitario obtido atraves de uma media ponderada entre os preços de entrada e as correspondentes quantidades.
Custo por Funçao: custo que se associa as funçoes de uma organizaçao (produtiva, distribuiçao, administrativa e financeira). Nao comtempla factores extraordinarios. Custos por natureza: atendem a natureza do propriocusto (custo MP; CMVMC).
Produto intermedio: apesar de concluido o ciclo produtivo nao se destina a venda, mas sim a continuar outro processo de fabrico. Ex: bolos basicos para construir bolos de festa, ou seja, e intermedio pois eu nao o vendo ao consumidor.
Balancete: representaçao contabilistica para periodos menores. Distingue-se do balanço porque inlcui valores previsionais (muito importantepara empresas cotadas em bolsa). Demonstra o pagamento das ferias e subsidios, o balanço nao. O mais importante num balancete sao as amortizaçoes ( a liberdade que se da) e os valores periodificados.
Produçao terminada: aquela que apesar de pronto ainda nao foi para armazem e devidamente contabilizada, o contrario de producao acabada. Produçao efectiva: sempre calculada em funçao do factorprodutivo.
Um processo produtivo é o conjunto de acçoes que permite a transformaçao das MP à custa da utilizaçao do tabalho e do capital em produtos acabados. Depende do decisor, a empresa, da capacidade e necessidade de gestao. Processo segmentado é quando se identificam as fases de fabrico. Pode ser visto no seu todo (nao segmentado) ou visto em subfases (re-segmentaçao). Esta noçao e fundamental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade analitica
  • Contabilidade analítica
  • A contabilidade analitica
  • Contabilidade analitica
  • Contabilidade analitica
  • contabilidade analítica
  • Contabilidade Analitica
  • A contabilidade analitica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!