Contabildade

Páginas: 13 (3138 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COM A DISCIPLINA DE PRÁTICA CONTÁBIL: ESTUDO DE CASO DE UMA FACULDADE PARTICULAR DO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA BAHIA.


Edmilson de Oliveira Andrade
Mestrando em Contabilidade
Faculdade de Ciências Contábeis – UFBA
edmilson.contabil@hotmail.com




RESUMO
As diretrizes curriculares nacionaisrecomendam ao curso de Ciências Contábeis uma formação que considere os aspectos específicos da atuação do futuro profissional. A construção das habilidades e competências instituídas no perfil do egresso esperado se dá, na medida certa, no uso de estratégias de ensino-aprendizagem estejam combinados. O uso de formas e metodologias de ensino deve considerar as habilidades necessárias para a execuçãoe dos objetivos a serem alcançados. O objetivo do artigo é apresentar uma análise do nível de satisfação dos alunos egressos do curso de ciências contábeis com a disciplina de prática contábil.

Palavras-chave: Egressos – Contabilidade – Aprendizagem.






1 INTRODUÇÃO
A cada dia o mercado de trabalho se torna mais concorrido, e novas exigências vêm se fazendo necessárias para orecém-formado introduzir-se nesse mercado. Para isso o bacharel em Ciências Contábeis deve, ou deveria ter adquirido conhecimento teórico e prático no decorrer de sua formação acadêmica, porém em algumas IES, o fato apresentado para este aspecto é diferente do que a realidade do mercado de trabalho condiz. O objetivo da educação superior em Contabilidade dever ser o de formar profissionais competentes,que possam contribuir efetivamente para a sociedade na qual exercem suas atividades, notamos que as IES têm se preocupado mais com a quantidade de formados do que com a qualidade destes, principalmente as IES de capital particular. Com a avaliação do ENADE e o exame de suficiência, esta afirmação teve uma pequenina queda porque as IES agora passaram a ter uma leve preocupação em aparelhar osalunos para terem resultados aceitáveis nestas duas avaliações.
No curso de Ciências Contábeis, existem grandes dificuldades de entender e assimilar o problema por parte dos professores; tal dificuldade recai sobre o principal problema que é a falta de conhecimentos profundos sobre o que é avaliar, de como se desenvolve o processo avaliativo, como se processa a avaliação e como deve ser mensurada.Objetivo deste artigo é verificar qual o nível de satisfação dos alunos egressos do Curso de Ciências Contábeis com a Disciplina de Prática Contábil. Diante dessas considerações iniciais, surgiu a questão principal da pesquisa: qual o resultado do nível de satisfação dos alunos egressos do curso de Ciências Contábeis com a disciplina de Prática Contábil? A justificativa deste trabalho reside nofato de não existir, de acordo com o levantamento bibliográfico efetuado, pesquisa de campo que evidenciam como esse ambiente de aprendizagem é utilizado na condição de instrumento de ensino-aprendizagem, de como as disciplinas relacionadas com a prática contábil estão sendo ministradas, qual os tipos de metodologias, e a importância e nível de aprendizado na Disciplina de Prática Contábil.2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Perfil desejado pela Lei das Diretrizes Curriculares do MEC do Curso de Ciências Contábeis
O curso de graduação em Ciências Contábeis deve contemplar um perfil profissional que revele a responsabilidade social de seus egressos e sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber e, portanto, com outros profissionais, evidenciando o domínio dehabilidades e competências interdisciplinares e multidisciplinares.

2.1.1 Competências e Habilidades
Quanto às competências e habilidades, os bacharéis em Ciências Contabilistas deverão ser capazes de:
a) utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem próprias das Ciências
Contábeis e Atuariais;
b) demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabildade
  • contabildade
  • contabildade
  • contabildade
  • contabildade
  • Contabildade
  • Contabildade
  • Contabildade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!