Conta

Páginas: 12 (2950 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
Prof. Ms. Edmilson Santos Assunção

ANÁLISE DE CRÉDITO E RISCO

Fevereiro 2008

1. ESTRUTURA PATRIMONIAL PCF P C ACC PCC

ACF A C

RLP AP

ANC

PNC

REF ELP PL

Onde: AC = ativo circulante ANC = ativo não circulante PC = passivo circulante PNC = passivo não circulante ACF = ativo circulante financeiro ACC = ativo circulante cíclico ARL = ativo realizável a longo prazo AP =ativo permanente PCF = passivo circulante financeiro PCC = passivo circulante cíclico PELP = passivo exigível a longo prazo RES = resultado de exercício futuro PL = patrimônio líquido

2. NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO
Análise Empresarial – Enfoque sistêmico
A integração da empresa com o ambiente externo é fundamental, pois, a cada momento, recebe informações vitais para sua sobrevivência. Asinformações constituem a nova moeda da sociedade econômica. A análise da empresa, com ênfase nos subsistemas e no ambiente externo, denomina-se “Enfoque Sistêmico” e tem a sua atenção voltada para a liquidez. Uma boa liquidez sugere empresa em franco desenvolvimento, pois sua sobrevivência interessa a toda a sociedade (acionistas, financiadores, empregados, fornecedores, clientes e governo). A partirdestes conceitos, a capacidade de gerar bens e serviços e de resgatar seus compromissos nas datas aprazadas (capacidade de pagamento) constitui a maior garantia para o fornecedor de recursos.

Conceito NCG = ACC - PCC
A análise da Necessidade de Capital de Giro – NCG, enfoca o ciclo operacional do sistema empresa, tendo como referencial de pesquisa os seus demonstrativos financeiros. A ênfaseserá sobre as aplicações e fontes cíclicas. A rigor, nada na empresa é literalmente espontâneo e não oneroso. Contudo, a concessão e a obtenção de certos recursos e/ou regalias decorrem, fundamentalmente, do mero custo/benefício/oportunidade da presença da empresa no mercado. Em outras palavras: para participar de determinada atividade é preciso que as organizações se amoldem às práticas demercado. NCG é a diferença entre as aplicações cíclicas (ativo circulante cíclico – ACC) e as fontes cíclicas (passivo circulante cíclico – PCC), que se renovam automaticamente no dia-a-dia e estão intimamente ligadas às atividades da empresa e que ocorrem de forma espontânea e natural.

Aplicações cíclicas
É o somatório das contas: Duplicatas a receber (menos provisão para devedores duvidosos);Estoques (matéria-prima, produtos em elaboração e produtos acabados); Adiantamento a fornecedores; Mercadorias em trânsito; Importações em cursos (de matéria-prima); Despesas antecipadas.

Fontes cíclicas
É o somatório das contas: - Fornecedores (de matéria-prima/mercadorias); - Salários a pagar; - Comissões a pagar; - Encargos sociais a recolher (INSS, FGTS etc) - Imposto de renda retido na fonte(sobre folha de pagamento) - Contas a pagar (referente a despesas operacionais: água, energia elétrica, aluguel, telefone etc); - Adiantamento de clientes; - Impostos a pagar.

-

=

....................................................................................

-

=

.................................

Quanto o resultado é positivo, significa que a empresa tem necessidade decapital de giro, que deverá ser obtido junto a seus acionistas ou a terceiros (onerosos). O resultado sento negativo, significa que a empresa dispõe de sobras de recursos para o giro, que poderá ser destinada à aplicação no mercado financeiro ou financiar itens do ativo permanente.

Tipos de NCG
A NCG pode apresentar-se de duas maneiras: Permanente; Sazonal.

NCG permanente – Este tipo épróprio de empresas cujo nível de atividade de produção e vendas é distribuído com certa homogeneidade ao longo do ano. NCG sazonal – Já este tipo, é característico das empresas com forte concentração de atividades em certas épocas do ano. É o caso das empresas que produzem brinquedos, artigos juninos, natalinos, entre outras. O conhecimento do tipo de NCG das empresas é importante na medida que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conta
  • contas
  • Contas
  • Conta
  • conta
  • contas
  • contas
  • Contas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!