Contação

Páginas: 13 (3017 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
4CCHSADCSAPEX01

CONTAR HISTÓRIAS: A ARTE DE ENCANTAR CRIANÇAS
Bárbara Eusébio da Silva(1),Lidiane Oliveira da Silva (2), Maria José Bandão (2), Maria Aparecida Valentim Afonso (3)
Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias/ Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/PROBEX



Resumo: Este artigo visa apresentar experiências desenvolvidas no projeto de extensão intitulado: “Contarhistórias: a arte de encantar crianças” realizadas na escola de Educação Infantil “O Grãozinho”, situada no Campus III, Bananeiras. O objetivo do projeto é a capacitação do professores sobre os fundamentos teóricos relativos à : literatura infantil, leitura e escrita, fases da leitura, contação de histórias e ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Observamos ao iniciar asatividades certa dificuldade por parte dos professores em trabalhar a leitura, a literatura infantil e a contação de histórias usando uma variedade de linguagens. Contudo, concluímos que os estudos teóricos, as leituras e as oficinas oportunizaram aos professores uma reflexão teórico-prática sobre a importância da contação de histórias para as crianças, porque foi usado como suporte o livro deliteratura infantil de qualidade no cotidiano escolar. Além disso, as oficinas propiciaram o contato do professor com o acervo de literatura infantil, seu manuseio e exploração, oferecendo-lhe a possibilidade de aprender a usar a voz, o corpo, o livro, os fantoches e outros materiais de apoio à contação de histórias. Isso o aproximou de uma variedade de linguagens. Nossa proposta foi bem aceita pelasprofessoras e incentivou-as a dinamizarem suas práticas ajudando a formar crianças capazes de ler, criar e recriar histórias. Para nós, integrantes do projeto, as experiências vivenciadas nos proporcionaram uma ampliação de conhecimentos tornando-se de grande importância para nossa formação como futuros docentes.

Palavras- chave: Criança, Formação de professores, Educação Infantil.


Esteartigo visa compartilhar experiências vivenciadas no projeto “Contar histórias: a arte de encantar crianças” realizado na escola de educação infantil “O Grãozinho”, localizada na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, Bananeiras bem como apresentar algumas reflexões sobre o processo formativo de professores(as)/alunos(as) durante as atividades teórico- práticas desenvolvidas.
Para maiorconhecimento do leitor vamos fazer uma pequena caracterização da instituição onde estivemos durante os meses de realização do projeto. Na escola lócus do projeto, funcionam três turmas de Educação Infantil: Jardins I, II, e III, perfazendo um total de 62 crianças entre 3 a 6 anos. Situada no Campus III, a escola dispõe de ampla área externa, toda gramada, com árvores e cercada. Ao entrar na escola temosacesso a uma varanda e corredor que nos conduz a um amplo salão, geralmente utilizado para reuniões e brincadeiras das crianças em dias chuvosos. Com três salas de aula, banheiros adaptados à altura das crianças, sala de leitura, cantina e refeitório completam a estrutura da escola. A escola é devidamente decorada com figuras dos personagens das histórias infantis e nas salas de aulas asparedes têm cartazes com os nomes das crianças e dos conteúdos apresentados. Todas as salas possuem espelho grande, permitindo o trabalho com a construção da identidade, aceitação das diferenças e a visualização do seu corpo e a do colega.
Após a observação do ambiente, precisávamos conhecer os profissionais que atuam na escola para ter acesso aos saberes e a formação docente que cada uma vivenciou.Assim, procedemos a elaboração e a aplicação de uma entrevista semi-estruturada realizada com as professoras.
As professoras da Escola “Grãozinho” apresentam um grau de formação um pouco diferenciada: a primeira, é graduada em pedagogia e tem pós graduação em educação básica; a segunda, cursa pedagogia e a terceira, não concluiu o curso de pedagogia.
A faixa etária das professoras está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contacão
  • Contação de histórias
  • Contação de história
  • contaçao de historias
  • Contação historias
  • contação de historia
  • Contação de historia
  • Contação de histórias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!