Contação de histórias

Páginas: 12 (2857 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
1.INTRODUÇÃO

O professor precisa estar ciente que contar e ler histórias nada mais é que encantar e fazer descobrir o mundo, desse modo incentivar o habito da leitura é despertar na criança o interesse pela mesma.
Um recente estudo diz que no Brasil pouco mais que 30 % da população temos o habito da leitura, muito diferente da Europa, e até mesmo da Argentina, onde a leitura se faz presenteno dia a dia da população.
Muitas crianças não lêem por não entender ou compreender o que está escrito. Sabemos que é muito fácil uma criança aprender um jogo qualquer de vídeo game, e tornar isso um hábito, mas porque é tão fácil gostar do jogo e o mesmo não acontece com a leitura?
O presente trabalho nos mostra a possibilidade de incluir a contação de histórias no dia a dia de uma sala deaula. Do que modo isso contribui para o aprendizado das crianças, como essa atividade iria enriquecer as aulas e trabalhar como auxilio na educação.
Os livros para crianças precisam realmente ser diferentes, estimulantes, mas, como foi que essa literatura voltada para eles começou? De que modo precisa ser o contato da criança com os livros? Como deve ser a contação de historias? De que maneirauma história bem contada irá envolver, emocionar e prender a atenção de nossos alunos.
O tema literatura infantil, é relevante porque nos ajuda a refletir em ferramentas pedagógicas, que auxiliam no desenvolvimento e gosto pela leitura.

Este trabalho tem como objetivo, definir a importância da contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas salas de aula. Tomandocomo base a compreensão e a construção do conhecimento infantil, colocando como ênfase a utilização dos livros infantis, como leitura prazerosa, não como obrigatória para o uso na didática de sala de aula.

Para atingir este objetivo será necessário; Escrever sobre literatura infantil; Pontuar os pioneiros em contação de história; Fazer um breve estudo sobre literatura infantil na escola.

2.LITERATURA INFANTIL

Um dos desafios que o professor enfrenta em sala de aula é o da leitura, mas sendo esta um forte método pedagógico, deve ser incansavelmente e insistentemente incluída no dia a dia. Sêneca já dizia: “A leitura nutre a inteligência”. O gosto e o prazer pela leitura parecem ser difíceis de firmar como um hábito, embora é claro que um dos caminhos para isso seja a contação dehistórias.

Sabemos também que a ninguém se pode exigir o prazer pela leitura, mas que podemos despertar na criança esse gosto, como nos afirma Ruth Rocha (1983, p.4) onde diz:

[...] a leitura não deveria ser encarada como uma obrigação escolar, nem deveria ser selecionada, vamos dizer, na base do que ela tem de ensinamento, do que ela tem de ‘mensagem’. A leitura deveria ser posta na escolacomo educação artística, ela devia ser posta na escola como uma atividade e não como uma lição, como uma aula, como uma tarefa. O texto
não devia ser usado, por exemplo, para a aula de gramática, a não ser que fosse de uma maneira muito criativa, muito viva, muito engraçada, muito interessante, porque se assim não for faz com que a leitura fique parecendo uma obrigação, fique parecendo uma tarefae aquela velha frase de Monteiro Lobato – “É capaz de vacinar a criança contra a leitura para sempre”.

O professor precisa usar de caminhos que incentivem o hábito pela leitura enquanto instrumento de prazer e imaginação. São muitos os jogos eletrônicos que as indústrias despejam no mercado todos os dias, temos consciência que a criança está cada dia mais envolvido, virtualmente falando, esseé um dos grandes vilões a enfrentar, separarmos o que presta, levar para a sala de aula e descartar o restante. Mas acima de tudo temos que ter o conhecimento que sempre, em algum lugar existe um bom livro, e que, este poderá despertar no meu aluno o gosto pela leitura, o prazer que ela proporciona.

3. OS PIONEIROS EM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Eles foram surgindo aos poucos e inevitavelmente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contação de história
  • contaçao de historias
  • Contação historias
  • Contação de histórias
  • Contação de Historia
  • Contação de historias
  • contação de historia
  • contação de histórias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!