Contação de história: uma forma lúdica de aprendizagem

Páginas: 15 (3543 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA FORMA LÚDICA DE APRENDIZAGEM

RESUMO:
Esse artigo trata a respeito da influência da contação de histórias para o desenvolvimento infantil, visando compreender como ela influencia na aprendizagem da criança, argumentando sobre a sua importância para o desenvolvimento individual e social das crianças. Os principais resultados apontaram que: dentro de uma perspectiva dodesenvolvimento humano os professores estão em um momento especial da vida dos alunos, no que se refere à construção de novas aprendizagens sociais e cognitivas. Atualmente, os educadores estão preocupados em proporcionar as crianças formas de conhecimentos diversificados, em conjunto com as escolas que procuram oferecer bons livros aos alunos, criando condições necessárias para que o professor ea criança desenvolvam essa atividade.

Palavras-chaves: Contação de História; Aprendizagem; desenvolvimento infantil; Literatura Infantil.




1. INTRODUÇÃO

Estamos diante de uma sociedade contemporânea em que muitas coisas tomaram novas formas e significados diferentes. A tradição de alguns costumes vai se perdendo com o passar do tempo. Mas contar histórias é uma tradição que continuaviva e apesar de ter ganhado novos elementos necessários à nossa época guarda a sua essência exatamente como começou, ou seja, transmitindo conhecimentos, saberes, lendas, mitos de geração em geração. Os pais nunca deixaram de contar histórias aos filhos, nem os professores, nem as amas de leite, nem os avôs, nem os tios e tantos outros. As crianças nunca deixarão de querer ouvir histórias. Hásempre alguém a contar uma história.
Objetivamos com esse artigo apresentar as características da Contação de Histórias e argumentar sobre a sua importância para o desenvolvimento individual e social das crianças. Para demonstrar esse ponto de vista buscamos conhecer diferentes formas de se contar história e compreender como elas contribuem no despertar nas crianças o prazer pela leitura.Caracterizar meios divertidos e atraentes para contar história no Ensino Fundamental; compreender aquilo que é real e o imaginário. Além disso, procuramos compreender a importância da gesticulação, da entonação de voz e preparação do espaço na contação de histórias.
Procurando responder ao problema que nos instigou a essa pesquisa, o qual questionava se a utilização de diferentes técnicas para acontação de histórias atende as necessidades reais de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica em busca de novas informações que nos permitisse aprofundar os conhecimentos que detínhamos sobre o tema em questão. Em um segundo momento realizamos uma pesquisa de campo, em duas salas de aula de uma escola da rede Municipal de ensino de Itumbiara, nasquais colocamos em prática a teoria adquirida. Nesse momento realizamos um momento de contação de história com os alunos das salas elegidas. Posteriormente a essa etapa da pesquisa, buscando avaliar e conhecer a prática pedagógica, no que se refere a contação de história, elaboramos um questionário e solicitamos que vinte professores que atuam nos Anos Iniciais os respondesse.
Este trabalho secaracterizou como um estudo de campo onde as alunas participaram ativamente com as crianças na hora da contação de histórias, visando aprimorar essa atividade juntamente com os professores da escola selecionada. Esse tipo de pesquisa, segundo Gil (2002), visa o envolvimento e a resolução de um determinado problema, sempre com base em diálogo para se chegar a um consenso, através da ação daquelesque na pesquisa estão envolvidos.
Os dados coletados através das observações feitas pelas alunas durante as atividades de contação de história, bem como por um questionário semi-estruturado destinado às observações dos professores das séries envolvidas no projeto, foram analisados quantitativa e qualitativamente, buscando aprender as subjetividades e compreendê-las com base nos fundamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONTRIBUICAO DA CONTACAO DE HISTORIAS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCACAO INFANTIL
  • Contação de histórias
  • Formas Ludicas
  • Contação de história
  • contaçao de historias
  • Contação historias
  • Contação de histórias
  • Contação de Historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!