Contação de história: um caminho para ensinar língua portuguesa e literatura no ensino médio

Páginas: 10 (2251 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Contação de história: um caminho para ensinar Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio

¹Télia Batista Cavalcante,²Maria Elena Lacerda Milagre

¹Acadêmica do Curso de Letras, CEULP/ULBRA
²Professora do Curso de Letras, CEULP/ULBRA


“A literatura é aquilo que se ensina, e ponto final” (BARTHES apud COMPAGNON, 2001, p. 30)





RESUMO: O ensino deLíngua Portuguesa e Literatura ainda é tarefa difícil para o educador nos dias de hoje. A depreciação pelas aulas de português está lentamente sendo mudada, a qual se pode identificar que os educadores são os facilitadores do ensino-aprendizagem e um dos caminhos aqui apontado é o trabalho com a contação de histórias. A contação de histórias, por ser uma estratégia que desperta o interesse pelaleitura, estimula a imaginação através da construção das informações da realidade e da ficção e viabiliza uma boa escrita, é certamente uma das formas de ensinar as habilidades essências para uma boa comunicação: ler, interpretar, criticar e escrever. Por meio dela, o aluno do Ensino Médio, aqui proposto, consegue interagir melhor, de maneira crítica, além de despertar o gosto pela leitura de obrasliterárias.

PALAVRAS-CHAVE: contação de história, literatura, produção de textos


INTRODUÇÃO
Tão necessário quanto a escrita ou a produção de textos, a leitura é importante para visualizar e conhecer as informações que estão ao nosso redor. Basta entender que sem leitura fica difícil a atividade de produção textual pelo simples fato de que sem informações suficientes não se consegueter um repertório argumentativo capaz de transcrever e/ou ajudar a criar novas situações informativas. Aliás, é por meio da leitura que se constrói um indivíduo crítico capaz de participar ativamente da melhoria, transformação da realidade em que vive, pois “ela permite variedade de conhecimentos, ou seja, é o ato de decifrar textos segundo um critério, buscar o tema do texto e acrescentar outrossentidos. Assim, pode-se formar um indivíduo crítico, ciente do contexto social” (Cavalcante, 2007, p. 253).
Por entender que a leitura é extremamente importante para que exista a produção de texto escrito tem-se a preocupação com a forma de trabalhar a leitura na escola. Então, o estudo a respeito de gêneros e tipos textuais aqui será delimitado, direcionará um caminho que pode ajudar asaulas de Português para o Ensino Médio.
Especificamente no 1º ano do Ensino Médio, vê-se a maneira de incentivar a leitura de livros por meio do trabalho de contação de história. Vale ressaltar que continua-se a acreditar no trabalho/ensino de gêneros e tipos textuais como forma de ampliar os conhecimentos. Se aqui escolheu-se o gênero literário e o tipo narrativo é somente para apontar umaforma de cativar os alunos as aulas de Língua Portuguesa e Literatura.
Nesse artigo será abordada uma breve explicação sobre a importância da oralidade e da escrita, a contação de história como uma caminho para ensinar língua e literatura e como essa ferramenta didática pode ser trabalhada no Ensino Médio. Enfatiza-se novamente que a escolha do tema do referente artigo se deu para tentardesenvolver eficazmente produtores de textos, provocados pelo gosto da leitura de obras ficcionais a partir da contação de história.




MATERIAIS E MÉTODOS
A metodologia utilizada para a realização desse artigo baseia-se na pesquisa bibliográfica feita para evidênciação de informações sobre a importância da oralidade e da escrita, além de investigar a contação de história como uminstrumento de ensino de leitura e produção de texto escrito no 1º ano do Ensino Médio. A análise crítica de teorias a respeito da Língua e Literatura possibilitou a proposta de trabalhar obras literárias por meio de contação de histórias.
É à luz da teoria da complexidade, tratada por Edgar Morin no livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, que se entende a prática em sala de aula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lingua portuguesa no ensino medio
  • O ensino de língua portuguesa no ensino médio
  • História do ensino da lingua portuguesa
  • Provao ensino medio lingua portuguesa
  • Regência língua portuguesa ensino médio
  • Conteúdos de língua portuguesa
  • planejamento para i ensino da literatura portuguesa ensino medio
  • História e literaturas africanas de língua portuguesa.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!