Contábil

Páginas: 19 (4690 palavras) Publicado: 23 de junho de 2012
SISTEMA DUPONT: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS QUE MIGRARAM PARA OS NÍVEIS DIFERENCIADOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BOVESPA

RESUMO O presente estudo trata em analisar pelo Sistema DuPont os indicadores de rentabilidade das empresas que migraram no ano de 2005 para os níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa, nas quais se enquadram a Duratex S.A., Lojas Renner S.A., Cyrela BrazilRealty S.A., Ultrapar Participações S.A. e a Tractebel Energia S.A.. Foi tratado o comportamento das rentabilidades sobre o ativo (ROA) e sobre o patrimônio líquido (ROE), segundo a metodologia DuPont, observando de que maneira os resultados foram formados. Os exercícios analisados foram os que compreenderam os anos de 2003 até 2007, ou seja, dois anos antes da adesão e dois anos após. Sob a óticaDuPont os resultados foram favoráveis às empresas estudadas; com exceção da Ultrapar Participações S.A. que à partir de 2004 suas rentabilidades obtiveram queda constante, fruto de um mercado desfavorável para o ramo que atua e ainda pela realização de uma grande aquisição pela empresa no período, trazendo conseqüências negativas nos resultados. Já em relação as demais empresas foi observado queapós a adesão nos níveis diferenciados de governança corporativa suas rentabilidades tornaram-se crescentes. Por fim, sugere-se para pesquisas futuras a análise entre empresas de um mesmo setor, como também entre empresas que fazem parte dos níveis diferenciados de governança corporativa com outras que não fazem parte de nenhum dos níveis. Palavras-chave: Governança Corporativa, Sistema DuPont,Retorno sobre o Ativo e Retorno sobre o Patrimônio Líquido.

1 INTRODUÇÃO A Ciência Contábil possui como objetivo gerar informações aos seus usuários, de forma que atenda a necessidade de cada um deles. Os stakeholders como são chamados os clientes, investidores, fornecedores, ou qualquer outro que tenha vínculo ou interesse em informações de uma entidade, devem receber tratamento diferenciado peloprofissional com intuito de gerar tais informações. Uma maneira de se ter uma ampla visão da situação financeira ou econômica de uma empresa é através da análise de índices econômico-financeiros. Matarazzo (2003, p. 147) assim define:
Índice é a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de umaempresa.

Os índices contribuem para que se possa ter uma visão global de um determinado aspecto de uma empresa, sendo às vezes mais fácil à interpretação deles, ao invés de analisar com o resultado dos montantes. Pode se ter então, a idéia de que quanto mais índices melhor

para a empresa, porém além do aumento dos custos, a grande quantidade de índices pode trazer confusão em sua análise. Omais vantajoso então é focar a análise em o que se está interessado em analisar. Gitman (1997, p. 125) afirma: “Duas abordagens bastante comuns para uma análise completa de índices são: (1) o sistema DuPont e (2) a análise geral de vários índices”. O foco deste estudo será sobre a análise DuPont, método que procura analisar de uma maneira objetiva como foi formado o resultado para se avaliar asituação financeira da empresa, utilizando-se das demonstrações contábeis para isto. Este estudo busca, pelo sistema DuPont, responder as seguintes questões: (1) qual o percentual das taxas de retorno sobre o ativo e sobre o patrimônio líquido das empresas no período analisado (2) e qual o comportamento destas após a adesão nos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa? Dessa forma,será realizada uma análise das empresas nos últimos cinco anos. Como também observar e comparar seus resultados no período.

1.2 OBJETIVO O objetivo desta investigação é o de analisar as variações das taxas de retorno sobre o ativo e patrimônio líquido das empresas conforme a metodologia DuPont, e ainda, verificar se a adesão das empresas nos níveis diferenciados de governança corporativa da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabil
  • CONTABIL
  • contabil
  • Contabil
  • contabil
  • contabil
  • CONTABIL
  • Contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!