Consumo e a influência das embalagens no universo infantil.

Páginas: 69 (17051 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO


O trabalho trata das questões relativas ao desenvolvimento do comportamento do consumidor infantil e das ferramentas de comunicação utilizadas para atingi-lo. Logo, trata-se de analisar alguns pontos que propiciam o crescimento do impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil, tais como a possibilidade do crescente volume financeiro do mercado em questão. Para tanto,foi preciso pesquisar sobre a estrutura do consumo e do comportamento do consumidor e compreender as características da criança consumidora, associada às mudanças culturais, políticas e sociais que incidem sobre o conceito de modelo de infância observado hoje.
O consumo direcionado para o público infantil, na sociedade atual, tem se tornado um tema cada vez mais recorrente na atualidade,pois é um assunto que gera inúmeras discussões, potencializando um debate que pode ocorrer em várias direções. O mercado analisou e compreendeu que as crianças representam um segmento substancial para as empresas, seja ela consumidora ativa ou influenciadora do processo de compra. Com isso a temática ultrapassa o senso comum, as conversas entre as pessoas no seu cotidiano, pois representa pesquisaconstante e uma grande preocupação para as corporações, que investem de forma sistemática em estudos de mercado tendo como foco a criança como público-alvo. Portanto, o trabalho pretende mostrar o resultado das pesquisas relacionadas às questões que permitem compreender as questões de motivação, percepção e aprendizagem e formação, assim como as influências internas e externas que as criançassofrem, além de mostrar também que elas representam um grupo suscetível, sendo consideradas “presa fácil para as empresas”[1].
O ponto de partida para a pesquisa foi à análise e observação de que, a infância passou e continua passando por inúmeras transformações e devido a um agrupamento coletivo acabou sendo incluída na cultura do consumo. Muitos estudiosos e autores defendem que o públicoinfantil, cada vez mais rápido, atinge o desenvolvimento psíquico e mental possibilitando uma interação rápida, direta e, em grande escala com o consumo.
Com isso, esse novo ambiente de imensas transformações sociais e culturais enaltece o papel da criança na sociedade. Essa nova relação que se instaura, na qual ela cada vez mais ganha voz ativa, interfere e influência no processo de decisãode compra da família faz com que o mercado que envolve o público infantil seja diferenciado para que possa se destacar e chamar atenção da criança. Dessa forma, nos últimos anos a participação das crianças no consumo vem propiciando o aumento no interesse em estudar a relação delas com o marketing, com a publicidade e o ato de compra.
Os objetivos gerais desse trabalho são: analisar como oconsumo é capaz de potencializar o papel da criança na sociedade; explorar as perspectivas da sociedade e sua relação com o consumo a fim de mostrar como qualquer indivíduo pode ser tornar um consumidor ativo ou cliente; entender como as estratégias mercadológicas influenciam e motivam as crianças consumir. Os objetivos específicos são: analisar o papel de consumidor desempenhado pela criançaperante a sociedade; investigar de que forma os meios interferem e geram impacto na interação das crianças com o consumo; descobrir como embalagem pode ser tornar um fator decisivo na aquisição de produtos para o público-infantil.
A metodologia utilizada para o levantamento de dados foram pesquisas teóricas em livros, artigos de revistas e jornais on-line e artigos on-line científicos. Alémdisso, foi analisada a solução de impacto que a marca Biotropic Cosmética implantou e desenvolveu para as vendas e para atingir o mercado infantil.
Para o primeiro capítulo, a pesquisa baseou-se primeiramente nas definições e análises de Philip Kotler sobre o consumo e o comportamento do consumidor e nas reflexões de Christiane Gade sobre a psicologia do consumidor e da propaganda. Já para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influência do consumo infantil
  • A influência da embalagem no consumo de produtos da marca do bem
  • A influência das embalagens no comportamento de compra do consumidor infantil
  • Consumo infantil
  • consumo infantil
  • consumo infantil
  • Consumo infantil
  • Consumo infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!