Consumo e Subjetivação

Páginas: 4 (898 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicação
Tema: Consumo e Subjetivação
Texto utilizado: A Distinção. Crítica Social do Julgamento
Beatriz da Costa de Sá
Rio de JaneiroJulho, 2013
Apresentação
Com esse trabalho, a intenção é apresentar como as necessidades culturais são produtos da educação e como elas são construídas ao longo da vida, indo ao encontro das ideiasexpostas por Pierre Bordieu em “A Distinção. Crítica social do julgamento”. O autor descreve o olhar sobre a arte como algo que é construído através dos anos de estudo ou é dependente da origem social decada um, apontando a ideia de hierarquização do reconhecimento das artes que privilegia os gostos das classes dominadoras. Com essas ideias em mente, através da exposição Gênesis, no Museu do JardimBotânico, o objetivo é perceber se as classes média e alta são as maiores frequentadoras, o nível de escolaridade dessas pessoas e o motivo que as levaram até lá; se foram por curiosidade, levadas poralguém ou se foram influenciadas de alguma forma para estarem naquele espaço. Através dessa análise será possível reforçar os pensamentos de Bordieu e a forma como a instrução é se faz necessária paraque haja um maior entendimento sobre a arte.
Justificação
O interesse sobre o tema nasce a partir do momento que é possível perceber que até hoje as pessoas reconhecem como cultura apenas aquiloque é tomado como cultura erudita, não percebendo que tudo aquilo que as cercam, como seus gostos musicais, seus hábitos alimentares e seu modo de vida também são formas de expressão cultural. Issomostra os resquícios da hierarquização social e a construção dos gostos através de uma gama já pré-definida de acordo com o grupo ao qual cada um pertence.
Descrição da observação
A observação paraa constatação das ideias apresentadas acontece no Museu do Jardim Botânico, Espaço Tom Jobim, Zona Sul do Rio de Janeiro. Considerando a localização do Museu, este pode ser um primeiro ponto a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subjetivação e liberdade
  • O consumo
  • Consumo
  • CONSUMO
  • o consumo
  • Consumo
  • consumo
  • Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!