Consumo e animê: Estúdio Ghibli e penetração no mercado ocidental.

5168 palavras 21 páginas
Consumo e animê: Estúdio Ghibli e penetração no mercado ocidental.1

Miriam Souto Maior Barros2
Rodrigo Duguay da Hora3
Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE

Resumo

Tendo como ponto inicial um estudo monográfico de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda, este artigo trata de forma geral da influência estética e narrativa das produções dos longas-metragens desenvolvidos pelo Studio Ghibli de animação. Para dimensionar sua repercussão no mundo ocidental, traçamos uma contextualização histórica da animação no mundo, chegando ao Animê como produto contemporâneo. A partir daí, o artigo faz uma análise comercial dos filmes deste estúdio, como referência principal do papel da animação japonesa mundial deste gênero de narrativa audiovisual, desenvolvendo uma lógica de mercado própria.

Palavras-chave

Animê; Cultura pop; Studio Ghibli; Hayao Miyazaki; Isao Takahata

Corpo do trabalho

Há muito o animê deixou de ser um produto cultural restrito ao oriente e passou a ser uma referência no cinema de animação do mundo global. Com narrativa e estética muito particulares, este tipo de animação se tornou um produto cultural diferenciado e relevante também no ocidente, não apenas em seu discurso, mas como uma investida comercial de sucesso no mercado mundial de entretenimento. A partir dos dados de público/bilheteria, já é possível ter uma percepção ampliada sobre a penetração desse produto fora de seus mercados de origem e, assim, entender como se tornou uma forma de entretenimento tão adorada por todos os públicos de todas as idades.

Admirado no ocidente, o Studio Ghibli tem influenciado trabalhos fora de sua dimensão cultural e ajudado a construir uma estrutura estética particular, influenciando cada vez mais desenhos produzidos em outros países. Com a globalização e a ampliação da chegada de produtos culturais de outros mercados, o ocidente tem mostrado uma crescente ampliação do culto à cultura japonesa, que começa a se consolidar

Relacionados