Consumo infantil

Páginas: 8 (1942 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CECIESA GESTÃO
PROFESSORA ISAURA MARIA LONGO

UNIDADE 1 - ATIVIDADE CURRICULAR 1
CONCEPÇÕES E RECURSOS DE LINGUAGEM
Acadêmico(a): Francielle Cecília dos Santos, Lana Flávia Martins e Thalita Constantinov
Nº Total de pontos da prova: _________
Nº de pontos do acadêmico: _________

Nota (%): _________________________Objetivo: Aplicar os conceitos relativos à UNIDADE 1, Concepções e recursos de linguagem.
Referência teórica: BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 21.ed. São Paulo: Ática, 2011.

Critérios de avaliação: peso 10 data de entrega: 06.04.13
Preencha estas folhas com a presença das perguntas e respostas na ordem em que se apresentam. NÃO MUDE A ORDEM DAS QUESTÕES.
Respeitoàs solicitações. Clareza conceitual.
Presença de posicionamento crítico e argumentação consistente. Respeito ao padrão culto da linguagem.
Coesão e coerência textual. Cada erro de acentuação ortográfica presente na prova serádescontado 0,5.
A falta das aspas nas citações implica perda de 0,5. Pontos. Respeite a Nova Ortografia.

“ Quem não escreve bem...perde o trem!”
BLIKSTEIN aborda nesse livro os vários deslizes que cometemos ao nos comunicarmos. Com uma história bem humorada, o autor nos coloca uma situação que, com frequência, está presente no cotidiano da comunicação,especificamente, dentro do ambiente profissional. Através de um recado deixado pelo gerente e interpretado por sua secretária, Blikstein demonstra os vários tropeços que cometemos quando nos comunicamos e nos aponta os segredos para que tenhamos sucesso ao interagirmos com nosso interlocutor. A partir daí, vai desvendando o funcionamento da comunicação de uma maneira leve e fácil, dando dicas valiosas doselementos que devem ser considerados nesse universo. Este autor é referência no mundo da comunicação e sua abordagem é totalmente aplicável para a nossa disciplina, daí a sua indicação.
PROCEDIMENTOS:
Para elaborar esse trabalho, você deverá ler atentamente o texto intitulado Quem não escreve bem...perde o trem: os segredos da comunicação escrita, um dos capítulos do livro Técnicas deComunicação escrita, de Izidoro Blikstein, que está postado no ambiente Sophia. Após a leitura, responda as solicitações abaixo, respeitando a ordem de apresentação das questões. Não basta responder sim ou não. Você deve argumentar de forma sólida e convincente para comprovar que seu posicionamento é pertinente.
QUESTÃO 1 (10p)
Ao ler a História do gerente apressado, alguns questionamentos sobrecomunicação são inevitáveis, certo? Então pergunta-se: O gerente deixou o seu objetivo claro? Explique qual foi o maior tropeço do gerente. Comprove sua resposta por meio de extratos retirados do texto de Blikstein.
Resposta: O gerente não deixou o objetivo dele claro para a sua secretária, pois errou ao pontuar e de comunicação, ao colocar oito sem descrever o período (noturno ou matutino). Além desseserros, o gerente errou também na gramática, um exemplo disso foi: "quero que você rezerve.." A palavra reserve é escrita com "esse" e não com "zê". Em um momento da história é possível notar que até um dos personagens notou o erro do gerente, "Olhe aqui? O senhor me pede para reservar... - reservar é com s, o senhor sabe né?" No trecho citado a personagem corrige o patrão. Em outro período do texto, apersonagem o corrige novamente, "então veja bem: como há uma primeira vírgula, separando a forma verbal reserve do objeto direto lugar, e como há uma segunda vírgula logo depois de lugar, o leitor do bilhete pode juntar reserve com à noite e pensar que, em vez de reservar um lugar noturno, o senhor, como autor do bilhete mandou reservar à noite um lugar..." Assim pode-se dizer que faltou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumo infantil
  • consumo infantil
  • Consumo infantil
  • Consumo infantil
  • Cultura de massa e consumo infantil
  • tema sobre consumo infantil
  • O consumo alimentar infantil
  • Influência do consumo infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!