Consumo de suplementos - trabalho científico

Páginas: 14 (3419 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas é cada vez maior o número de adeptos a programas de exercícios resistidos realizados em academias de musculação, o que se preconiza é que esses exercícios sejam acompanhados de uma nutrição adequada, para proporcionar benefícios aos sistemas cardiorespiratório e cardiovascular, fortalecendo músculos, diminuindo percentual de gordura corporal, equilibrando osníveis de colesterol e regulando o intestino entre outros benefícios. Além de tudo, os adeptos desta prática serão beneficiados com a melhoria do perfil estético (VIEIRA, 2010).
É fato que uma nutrição adequada é fundamental para um melhor desempenho físico associada à melhoria do rendimento, diminuição da fadiga e ainda evitando a perda de massa magra, porém, devido às dificuldades que as pessoasencontram hoje em dia, em se alimentar corretamente, cresce o interesse de fabricantes de produtos que prometem os mesmos benefícios de uma alimentação adequada, ou seja, suplementos alimentares (MONTEIRO, 2006).
Os suplementos alimentares surgiram a quatro décadas, destinados ás pessoas que não conseguiam suprir suas necessidades nutricionais somente com a alimentação, em pesquisa realizada porChristensen et al (1934). Na década de 50, descobriu-se que o exercício físico trazia benefícios ao coração, com isso houve uma grande procura por academias e espaços fitness, atingindo seu ápice nos anos 80, pelo modismo da época e a busca pelo corpo escultural desde já imposto pela mídia e sociedade (LINHARES e LIMA, 2005).
No Brasil a portaria nº. 222 de março de 24 de março de 1998, aprovam oregulamento técnico referente a alimentos para praticantes de atividade física, referindo-se à suplementos como alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, desde que não apresentem ação tóxica ou terapêutica (BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998).
Entende-se que os suplementos devem ser utilizados quando as necessidades de nutrientes não estão sendoalcançadas pela alimentação, como é o caso de atletas profissionais, que são submetidos ao stress físico geral, metabólico, bem como suas necessidades nutricionais (OLIVEIRA; ANDRADE, 2007).

Na maioria das vezes os frequentadores de academias, costumam associar o aumento de massa muscular ao consumo extra de proteína, ou seja, “quanto mais ingerir, mais rápido eu chegarei ao meu objetivo”, porém asnecessidades proteicas de uma pessoa ativa, não diferem muito de uma pessoa sedentária, você necessariamente precisará dar condições ao seu corpo para que este consiga recuperar e construir novos músculos, lembrando que quando praticamos atividade física nossa necessidade energética aumenta, isso significa que você precise comer um pouco mais que o normal, porém, comer mais não significa comerqualquer coisa, é preciso comer as coisas certas, nos horários certos (DAMILANO, 2006).
A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2003), a partir da constatação do abuso de suplementos alimentares e drogas em ambientes de prática de exercícios
físicos, especialmente em academias e centros esportivos, divulgou diretrizes para nortear ações contra profissionais que desmitificam atitudes de orientare induzir ao uso.
Na atualidade, as academias de musculação, recebem cada vez mais um numero maior de frequentadores, que as procuram no intuito de melhorar seu perfil estético (ganho ou perda de peso), essa busca muitas vezes reflete desde a utilização de programas de treinamentos resistidos inadequados com seu nível de condicionamento físico, bem como a utilização de suplementos sem a devidaprescrição e acompanhamento dos profissionais especializados (PESSOA, 2012).
Nos últimos 15 anos a indústria de suplementos dietéticos tem demonstrado uma ampla expansão, devido ao aumento da procura, só no ano de 2000 cresceu mais de 10 bilhões de dólares (LOLLO e TAVARES, 2004).
Revista Brasileira de Medicina e Esporte (2010) relata que o consumo de suplementos, apesar de poder ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo de suplementos
  • Avaliacao do consumo de suplementos
  • Projeto Científico
  • trabalho anabolizantes e suplementos.
  • Trabalho e consumo
  • Trabalho e consumo
  • trabalho e consumo
  • trabalho e consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!