Consumo de frutas e hortaliças por acadêmicos ingressantes em uma unidade de ensino superior privada em parnaíba-pi.

3680 palavras 15 páginas
CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS POR ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM PARNAÍBA-PI.

Elijones Galeno Felix¹ Fabio Marques Veras¹ Geyce da Silva Araújo¹ Renata Belizário Oliveira¹ Karla Josnaína Soares Campelo² José de Ribamar Xavier Martins³.
-------------------------------------------------

RESUMO
OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi analisar, através de uma pesquisa de campo, como está o consumo de frutas e hortaliças dos acadêmicos ingressantes de diversos cursos de uma faculdade privada de Parnaíba.
METODOLOGIA: Este trabalho é uma pesquisa de campo do tipo descritiva quantitativa. Sendo avaliados 92 acadêmicos ingressantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior privada em Parnaíba-Pi,onde 55% (n=50) eram do sexo feminino e 45% (n=42) do sexo masculino. Para verificar o consumo e preferência de frutas e hortaliças foi realizado um questionário de freqüência alimentar.
RESULTADOS: Analisando a freqüência e a preferência alimentar de frutas e hortaliças observamos um baixo consumo comparado com o recomendado pela OMS de 400 g dia (5 porções diárias). Verificou-se que o consumo de frutas por dia preconizado pela OMS, foi de 0% tanto para ambos os sexos, o consumo de frutas prevalente foi de 2-4 porções por semana 42% (n=18) pelo sexo masculino e de 36% (n=18) pelo feminino. Já o consumo de hortaliças 4-5 porção por dia foi de 6% (n=3) para mulheres, 2,28% (n=1) para homens, sendo maior prevalência de 2-4 porções por semanas 30% (n=13) para o sexo masculino e 2-3 porções por dia 22% (n=11) pelo feminino
CONCLUSÃO: No presente estudo pode-se observar um expressivo consumo de frutas e hortaliças pelos acadêmicos, sendo maior entre as mulheres, entretanto abaixo do recomendado pela Organização Mundial da saúde e pelo Guia alimentar da população brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Frutas, Hortaliças, Consumo.

-------------------------------------------------

Relacionados

  • as principais doenças de acordo com o sexo
    495 palavras | 2 páginas
  • livro migracoes implicacoes passadas presentes e futuras
    118736 palavras | 475 páginas