Consumo de crédito

Páginas: 34 (8298 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013



CSOS 6D
Comunicação e Práticas de Consumo – Prof. Rosilene Moraes




Consumo de Crédito – Endividamento das classes baixas (C,D,E)



Alunos: RA:............
Bruno Iwamura. . 11020260
Gabriel Holtz. 11020151
Juliana Cassettari11020085
Marina Lino 11020591
Sophia Tarallo. 11020073

Junho
2013

TRABALHO – DISCIPLINA DE CPC (COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO)
OBJETIVOS DIDÁTICOS
a) OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS: Base para um trabalho independente exige objetivos claros, análise de pistas, plano de ação, definição detarefas-chave, definição e seleção de respostas e tratamento delas, organização e apresentação do material coletado. Requer identificação, comparação, análise, síntese, resumo, observação, classificação, interpretação, crítica, suposições, entre outros.

b) INTERPRETAÇÃO: Processo de atribuir ou negar sentido à experiência, exigindo argumentação para defender o ponto proposto. Exige respeito aos dadose atribuição de importância, causalidade, validade e representatividade. Pode levar a uma descrição inicial para depois haver uma interpretação do significado percebido.

c) CRÍTICA: Efetivar julgamento, análise e avaliação, realizando o exame crítico das qualidades, dos defeitos, das limitações. Segue referência a um padrão ou critério.

COMPONENTES DO GRUPO

RA
NOME COMPLETO
11020260Bruno Iwamura
11020151
Gabriel Holtz
11020085
Juliana Cassettari
11020591
Marina Lino
11020073
Sophia Tarallo







Prática de consumo escolhida:
Consumo de Crédito – Endividamento das classes baixas (C,D,E)
Leitura básica:
Além dos artigos e capítulos de livros trabalhados ao longo das aulas, sugere-se a obra Comunicação e Culturas do Consumo, organizado pela Profa. MariaAparecida Baccega (introdução, 8º e 9º capítulos).

Fonte extra sugerida
Revista Comunicação, mídia e consumo – organizada pelo programa de mestrado e doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (o acervo encontra-se disponível digitalmente - link: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc).

Leitura específica
Livro: Consumo na Base da Pirâmide - Estudos Brasileiros - EditoraMauad - ANGELA DA ROCHA, JORGE FERREIRA DA SILVA, 2009.
Tipos de pesquisa desenvolvida


SIM
NÃO
TIPO DE PESQUISA
X

Bibliográfica
X

Documental

X
Etnográfica


Outra(s). Especifique-a(s):












TEXTO DO TRABALHO
Introdução e Objetivo
O estudo a seguir tem como objetivo analisar o consumo de crédito pelas classes menos favorecidas do Brasil e o que leva estegrupo de indivíduos ao endividamento.
Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa em que foram usadas informações de livro, como o "Consumo na base da pirâmide", organizado por Angela da Rocha e Jorge Ferreira da Silva, sites, e artigos e textos como: "Culpa e Prazer: imagens do consumo na cultura de massa", de Everardo Rocha; "À perplexidade, a complexidade: a relação entreconsumo e identidade nas sociedades contemporâneas", de Ana Lúcia S. Enne; e conceitos teóricos estudados na disciplina de Comunicação e Práticas de Consumo, ministrada pela Prof. Rosilene Moraes Alves Marcelino, da ESPM.
Os dados foram coletados a partir da leitura das obras descritas acima, além de pesquisas estatísticas em bancos de dados como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística), BCB (Banco Central do Brasil), ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e dos institutos de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel.

Objeto de Estudo
O interesse pelo objeto de estudo, consumo de crédito com foco no endividamento das classes baixas, se deu devido a dois fatores: primeiro, devido ao fato de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CRÉDITO E A POSSIBILIDADE DE CONSUMO
  • Educação para o consumo de crédito
  • Credito e consumo 1
  • Creditos
  • Credito
  • Credito
  • O consumo
  • Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!