Consumo de álcool entre adolescente

Páginas: 8 (1969 palavras) Publicado: 12 de abril de 2012
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES

RESUMO: A adolescência é uma fase evolutiva do ser humano e deve ser estudada a partir dos ângulos biológico, social e psicológico. O adolescente, em sua busca pela identidade adulta, passa por um processo turbulento de dúvidas e insegurança. Segundo Piaget, o desenvolvimento do adolescente é uma equilibração progressiva e o sujeito nessa fase buscaconstruir o pensamento hipotético dedutivo a partir de uma tomada de consciência progressiva. Drogas legais, como álcool e tabaco, são as mais usadas entre os adolescentes e seu consumo pode ter conseqüências tanto legais como sociais, e também relacionadas à saúde. Levantamentos sobre o uso de álcool mostram que o consumo de drogas começa, geralmente, no início da adolescência, já havendo númerorazoável de dependentes nesta faixa etária. A pesquisa foi baseada em revisões bibliográficas via web site e comparações entre estatísticas em artigos e entrevistas em grupos de jovens. Foi analisado em jovens usuários de álcool em excesso acreditam chegar ao prazer e a vida sexual excelente ao se alcoolizarem entre outros sintomas. O uso de álcool na adolescência está associado a uma série decomportamentos de risco, além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violência sexual, participação em gangues; também, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais, causando modificações neuroquímicas, como queda no desempenho escolar, portanto, danos na memória e controle dos impulsos. Os profissionais que lidam com adolescentes devem estarpreparados para uma avaliação adequada quanto ao possível uso abusivo ou dependência de álcool nesta faixa etária.
Palavra chave: Alcoolismo. Álcool e os jovens. Bebidas alcoólicas. Saúde dos adolescentes. Transtornos relacionados ao uso do álcool.

INTRODUÇÃO
O que foi observado, na opinião pública, são discursos veementes sobre drogasilícitas enquanto a posição em relação ao uso de álcool é condescendente. A adolescência é uma fase de profundas transformações físicas, psicológicas e sociais. Na perda da identidade e do papel infantil o jovem buscou uma identidade adulta, e desenvolveu a tendência de se agrupar, a necessidade de intelectualizar e fantasiar; passa pelas crises religiosas, a deslocação temporal, a evolução sexual,atitudes reivindicatórias, condições sucessivas de manifestações de conduta, a separação progressivas dos pais e constantes flutuações de humor e do estado de ânimo. Em relação ao rendimento escolar, Teixeira (2007) diz que não pode afirmar que o álcool é agente causador de problemas no desempenho de seus consumidores, porém, acredita que em associação com outros fatores, ele pode contribuir para orendimento cognitivo não satisfatório como também pode levar ao desenvolvimento de certa depressão, associado com as modificações que o adolescente sofre, na passagem da infância para a fase adulta. De modo geral destaca-se a ausência de reconhecimento por parte da sociedade o grau de importância dos problemas que foram gerados em conseqüência do uso de álcool e drogas por adolescentes, comodelinqüência apresentado pelos usuários dos mesmos. O fato é que existe uma permissão social para o uso do álcool, inclusive com atitudes reforçadas socialmente.Todavia, quando a família e a sociedade percebem que esse jovem pode estar exagerando no uso da substância, não sabem como reagir e assim, se omitem. Da mesma forma os profissionais da área e professores não sabem como reagir quando se deparamcom alunos que vão à aula alcoolizados. Embora existam pesquisas mostrando padrões de uso de álcool e outras drogas em adolescentes, sabe-se pouco a respeito do que pode levá-los a consumir mais álcool e as conseqüências causadas em seu desenvolvimento emocional e cognitivo.

METODOLOGIA
O estudo em questão teve como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores que levam adolescentes ao consumo de álcool.
  • abordagem sobre o consumo de álcool pelos adolescentes
  • Consumo de àlcool entre adolescentes, variavéis relacioandas.
  • adolescentes e alcool
  • Os adolescentes e os consumos
  • O CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS
  • consumo de alcool no Brasil
  • Projeto Científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!