Consumo da pílula do dia seguinte

Páginas: 9 (2084 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
1 INTRODUÇÃO

É latente a questão no debate sobre a pílula do dia seguinte, como ampliar o acesso a informações sobre o método e ter auxílio do Farmacêutico para proporcionar as mulheres uma segurança no uso do fármaco, o qual é vendido cotidianamente nas farmácias sem controle algum, sem prescrição ou acompanhamento médico. Dessa forma, ele pode trazer prejuízo à saúde das usuárias. Acontracepção de emergência, consta nas Normas de Planejamento Familiar do Ministério da Saúde, desde 1986, como método passível de utilização em casos de relações sexuais de risco por não uso de método, falha deste, ou estupro, orientada inclusive para jovens.
Em setembro de 1999, a primeira marca comercial de AE em dose única (duas pílulas de 750 microgramas de levonorgestrel) foi introduzida nomercado brasileiro. Com a facilidade de aquisição do método em farmácias, uma vez que a necessidade de prescrição médica regulamentada pela ANVISA não é respeitada, promoveu a atualização do debate sobre o acesso ao contraceptivo.
Neste trabalho mostraremos com bases bibliográficas os graves efeitos do uso indiscriminado da pílula do dia seguinte e um levantamento deste uso durante um período de seismeses.

2 OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo mostrar o consumo inadequado da pílula do dia seguinte, e os danos causados, quando usado sem orientação médica e/ou farmacêutica.
Por isso é de extrema importância a presença do profissional farmacêutico no momento da dispensação, para que neste momento seja realizado a atenção farmacêutica de qualidade, esclarecendo ao cliente/paciente dosriscos deste hormônio (Levonorgestrel) e a maneira correta para se administrado para que ocorra o efeito esperado.



3 METODOLOGIA

Foi realizado levantamento bibliográfico com coleta de dados de livros e periódicos. Para tal, foram utilizadas diversas ferramentas de pesquisas, tais como, livros, revistas de publicações científicas, banco de dados, como: Scielo, CAPES; o levantamento foirealizado no período de agosto a outubro de 2011.
Realizou-se também um levantamento de dados do consumo dos anticoncepcionais de emergência, na Drogaria no período de janeiro á julho de 2011.


4 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
4.1 Fisiologia dos hormônios sexuais femininos.
Hormônio Ovariano: estrogênio e progesterona.
Os dois hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona são responsáveispelo desenvolvimento sexual feminino e, também pelas alterações sexuais mensais.
O estrogênio é formado principalmente a partir do colesterol, sendo na realidade um conjunto de hormônios chamados estradiol, estriol e estrona sendo o mais importante deles o estradiol.
O estrogênio faz com que células, em várias partes do corpo, proliferem isto é, aumentem em número. Por exemplo, faz comque as células musculares lisas do útero proliferem, fazendo com que o útero feminino, após a puberdade, fique com tamanho de duas a três vezes maior do que o da criança. Também o estrogênio causa o aumento da vagina, desenvolvimentos dos lábios que cercam o intróito vaginal, crescimento de pêlos pubianos, alargamento pélvico, conversão do canal pélvico para forma ovóide, crescimento das mamas efinalmente deposição de tecidos adiposos em áreas femininas características, como as coxas e os quadris. O estrogênio também exerce efeito muito importante sobre o revestimento interno do útero – o endométrio. As células epiteliais de sua superfície, bem como as células mais profundas do endométrio aumentam de tamanho. De igual modo, as glândulas do endométrio aumentam acentuadamente em profundidadee ficam mais tortuosas. Essas alterações caracterizam a fase proliferativa de desenvolvimento endometrial.
(Citação)

A associação de um estrógeno e de uma progestina constitui a maneira mais potente conhecida de suprimir a secreção de GnRH, de LH e de FSH. A co-administração de estrógeno e de progestina também pode inibir a gravidez através de vários mecanismos secundários, incluindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pílula Dia Seguinte
  • Pílula do dia seguinte
  • Pilula do Dia seguinte
  • A pilula do dia seguinte
  • Pílula do dia seguinte
  • A pilula do dia seguinte
  • Pílula do dia seguinte
  • Pilula do dia seguinte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!