Consumismo

Páginas: 13 (3003 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Introdução
O consumismo é uma ideologia e um hábito comum na sociedade contemporânea. O ato de consumir faz parte do cotidiano, e está presente em toda e qualquer sociedade humana. O apego aos bens materiais começou a se desenvolver nas décadas anteriores, e se fortaleceu na sociedade contemporânea, tendo como ápice na sociedade atual. Isto o tem tornado uma das principais características dasociedade, tanto que a sociedade contemporânea é definida, por estudiosos como Barbosa e Baudrillard, como sociedade do consumo. Na sociedade de consumo, a publicidade nasceu para desempenhar o papel de informar sobre existência e as funções de um produto ou serviço e de atrair e estimular uma determinada reação. Com o passar do tempo e a ampliação do número de empresas que oferecem os mesmosprodutos ou serviços, os comerciantes e empresários sentiram a necessidade de buscar novas formas de chamar a atenção de seu consumidor. Muitas dessas vezes sem se interessar com o impacto que isso poderia causar a sociedade. O crescimento do número de empresas, a priorização da produtividade e o objetivo de obter um maior lucro fizeram com que a publicidade se aperfeiçoasse, tornado-se cada vez maisatraente, despertando desejos e influenciando nas decisões de compra. “Na segunda metade do século XIX, já era possível detectar anúncios preocupados com a veracidade da propaganda e outros praticando a publicidade enganosa”.

Ideologia do Consumo
A palavra consumir porta consigo, também, significados negativos, tais como dilapidar, gastar desenfreadamente. No que diz respeito ao uso do dinheiropode ser compreendido de forma positiva: aplicar dinheiro na compra de artigos de consumo e serviços, comprar, gastar em coisas necessárias, lícitas, razoáveis e honestas.
Tem também uma semântica pejorativa: comprar em demasia e frequentemente sem necessidade. O consumismo se tornou uma mentalidade que alimenta e estimula a ótica da produção e do lucro na ênfase dada às necessidades, que mesmo sendoobjetivamente inexistentes, passam a ser criadas, no caso das formas distorcidas de entender o consumo. O consumismo é a patologia da sociedade capitalista: o consumismo, verdadeira deformação do sistema capitalista, se insere no desejo exasperado de possuir e de consumir.
As pessoas, muitas vezes sem tanta consciência vão entrando no jogo da propaganda e compram de maneira desordenada e semcritério. Os bens de consumo foram fabricados para não ter grande durabilidade, exatamente para favorecer uma constante busca de compra, oferecida pela venda dos produtos, mantendo sempre viva as leis de mercado feita pela procura e pela oferta. E a propaganda estimula o consumo, criando necessidades e levando as pessoas a consumir, alimentando a produção e o comércio. Por isso, não se fabricamcoisas de longa durabilidade, mas de vida útil bastante curta, exatamente para induzir e até impor às pessoas estes hábitos.
Não podemos chamar de valores a tantas coisas e a tantos princípios da ideologia do consumismo, tão presente no sistema capitalista. Por isso, exporemos com atenção essa maneira de ver a realidade, o mundo, as coisas e as pessoas. Trata-se de uma sociedade onde se difunde aqueda do senso do limite. As pessoas são valorizadas enquanto possuidoras de coisas. O estilo consumista glorifica o luxo, o desperdício, o excesso e despreza a austeridade. Esta plataforma interpretativa conduz a reducionismos perigosos, a injustiças clamorosas de modo que a pessoa vale enquanto tem, enquanto produz, enquanto consome. Sem entrar neste esquema, ela sofre uma brutal eliminação ediscriminação.
O consumo vive sob o estímulo que se dá à posse e ao apego. A propaganda apresenta a posse como um valor ou como valor. Além do consumo, a publicidade se encarrega de apresentar um modelo de vida um jeito de ser homem e de ser mulher nos hábitos, na maneira de vestir-se, no tipo de lazer, nas ocupações, no tipo de bens consumidos, etc. A posse representa, então, a totalidade do sucesso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • COnsumismo
  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!