Consumismo

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2014

Um dos mais conceituados dicionários da língua portuguesa nos oferece uma definição bastante interessante sobre o consumismo, veja:
Dicionário Aurélio: sistema que favorece o consumo exagerado.Tendência a comprar ou adquirir bens exageradamente.
O consumismo é uma compulsão caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.

Marketing
O consumismo éfortemente induzido pelo marketing que consegue atingir a fragilidade íntima das pessoas e este é um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais propenso à compulsão. Para a psicanálise omarketing interfere na diferenciação do que se deve ou não comprar tornando assim as pessoas incessantemente descontentes buscando nas compras algo que as conforte. Muitos são impelidos, especialmente pelapropaganda difundida nas mídias eletrônicas (rádio, Tv, internet), a comprarem aquilo de que realmente não necessitam. Os profissionais do marketing aproveitam-se das datas comemorativas tais comoNatal, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, etc.; para incitar as pessoas ao consumo.

Compulsão
A vontade compulsiva de comprar pode estar associada a um distúrbiopsicológico conhecido como oneomania. Essa doença está associada a diversos fatores, tais como: ansiedade, frustração, depressão, transtornos de humor e um desejo reprimido de possuir as coisas.Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que suas saúdes emocionais, psicológicas ou mesmo sociaise financeiras estejam abaladas.
Pode gerar violência; pessoas que não tem o acesso aos produtos roubam para tê-los, ou mandam alguém roubar para que comprem.
Prejudica a natureza; Dela é extraída amatéria- prima, como o consumo é exagerado mais e mais é exigido da natureza, que não consegue oferecer tanto em tão pouco tempo.
Os animais também sofrem com o consumo desenfreado. Todos os dias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • COnsumismo
  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!