consumismo

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
A palavra consumo é derivada de diversos significados, como podem ser vistos nos textos 1 e 3, ela tanto pode ser somar, adição como sumir, sumidouro e até mesmo, num sentido mais negativo,desaparecimento, retirada, desconstituição, exiguidade, extinção e morte. Pode se ver no texto 1, uma certa ênfase nesse aspecto negativo e no 3 uma abordagem das diversas formas do consumo.
Fator importanteé a perda da identidade que existe do sujeito ao apesar de consumidor para consumido pelo objeto que consumia, onde ele se perde na busca de uma identidade e não se encontra sem o seu objeto quepassa por consumi-lo. Se trata do consumo se tornadno consumismo, do excessivo, da persona sempre desejar mais do que tem, mais do que jajá e querer ser sempre outra pessoa.
O autor vincula comer efalar ao universo da linguagem, a uma forma de consumo, assim como uma maneira de salvar-se do consumismo, pois este é tido, quando em excesso, como destruidor do homem que precisa de algo mais para sesalvar, como no caso em que Pille/Hell sobrevive através da subsistência do consumo na linguagem.
Muitas vezes o consumismo é uma uma busca das pessoas por identificação, como uma forma de se inserirem determinado grupo social, como uma maneira de possuir status social, por isso consomem produtos caros, de marcas famosas, mas isso não garante o objetivo desejado, pode até seu subvertido em umsignificado totalmente diferente, identificando a pessoa como fútil e adquirindo para si todo aspecto destrutivo do consumo.
Por mais que o consumismo possa determinar características do sujeito, nãosignifica que defina o mesmo, mas sim mostrem a tentativa dele de se tornar algo que não é de criar uma nova persona. Além disso, consumo é muito mas do que apenas um aspecto econômico ou social, ele é ajunção deles, do prazer, das necessidades de cada um.
Por fim, temos o sujeito-mulher que possui necessidades e desejos impares, que se distanciam do que o homem deseja. Tal definição só expande o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • COnsumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!