Consumismo

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
Consumismo

Consumismo significa o ato de comprar muitas coisas que, em sua maioria, não são necessárias. Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemosdizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismoprecisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam abaladas. Nesses casos, a cisãoentre necessidade e motivação da compra é completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas vezes, nem se dá conta do que está comprando.
Diferença entre Consumo e Consumismo: Noconsumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que estáadquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.

Materialismo

Materialismo é a “corrente de pensamento que afirma a precedência da matéria sobre oespírito ou a mente, e que constitui a base de várias escolas filosóficas, desde os antigos gregos até a época atual" ou "no pensamento marxista, aquilo que é necessário à sobrevivência do homem em sociedade(alimentação, moradia, trabalho etc.) e que fundamenta a estrutura econômica da sociedade organizada". Segundo as ideias da filosofia marxista, que tem como expoentes os pensadores Karl Marx  eFriedrich Engels, há o materialismo dialético, propondo que os fenômenos físicos, o ambiente e os organismos moldam a cultura, a sociedade, os animais e seres humanos, sendo também modificados por eles.Desta forma, a teoria implica que o material está relacionado de forma dialética com o social e psicológico. Ainda de acordo com os marxistas, o materialismo histórico indica que o conjunto da vida em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • COnsumismo
  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!