Consultoria em gestão de pessoas

Páginas: 23 (5650 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2013
COSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS
CAPÍTULO 1
COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE: A NECESSIDADE DA MUDANÇA PLANEJADA E A CONTRIBUIÇÃO DA CONSULTORIA

O modelo encontrado pelas organizações em resposta às necessidades do processo evolutivo da administração, em especial no que se refere à contribuição na gestão de pessoas.
Alguns aspectos do cenário atual
O aumento da complexidade dosnegócios e a evolução acelerada das tecnologias levaram as organizações a buscar um novo tipo de atuação e de profissional que consiga somar conhecimento atualizado e aprofundado.
O processo evolutivo da consultoria na gestão de pessoas
Atualmente, após uma longa fase de transição, as atividades de consultoria são encaradas como ações estratégicas que permitem aos gestores visualizarcaminhos que os levem a administrar suas áreas de trabalho de forma mais eficaz. Por serem agentes possuidores de know-how necessário ao aconselhamento técnico e relacional.
O surgimento da qualidade total, com seus conceitos de clientes e fornecedores internos, assim como os adventos das automatizações e terceirizações, também reforçaram essa mudança.
A busca por algo ou alguém que possua aformação e experiências necessárias e que possa ajudar os gestores neste compromisso passa a ser uma constante. É neste contexto que surge o consultor, interno ou externo.
Consultoria: conceitos e contextos
Podemos concluir, por ora, que consultoria não é apenas uma técnica, uma atividade, um cargo ou função, mas um novo recurso que contribui para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho da equipede empregados de uma organização.
Identificar e trabalhar os sintomas existentes em qualquer situação organizacional é simples e rápido. Usá-los como base para chegar às verdadeiras causas dos problemas, a fim de eliminar os obstáculos em sua essência e de torná-los visíveis ao poder decisório, e que constitui a chave da questão.
É preciso, portanto, um grande conhecimento do negócio e dosobjetivos estabelecidos para que se possa agir, pensar e orientar com relativa facilidade e com índices baixos de aconselhamentos inadequados.
Consultoria: demandas e razões
Considera-se o trabalho interno como o realizado para clientes da própria empresa onde trabalha o consultor, e externo quando este atende a várias empresas sem ter nenhum vinculo empregatício com nenhuma delas.
A segundaforma refere-se à área de atuação. Embora todo consultor deva possuir um conhecimento amplo e genérico sobre os comportamentos organizacionais, no que tange ao ambiente interno (clima, cultura, filosofia etc.) e ao ambiente externo (variáveis ambientais, econômicas, mercado, cenário etc.), é imprescindível e fundamental o conhecimento técnico e especializado na área de sua formação.
O consultor emgestão de pessoas deve, portanto, obrigatoriamente, analisar seu perfil e verificar sua adequação a esta função, no sentido de visualizar ate que ponto ele se enquadra na necessidade ampla e genérica de sua atuação.
Processos e atividades relacionadas à área de gestão de pessoas
As análises, os resultados e as orientações relativas às pesquisas de satisfação de clientes internos ou às pesquisasde clima organizacional também se encontram enquadrados nos processos e nas atividades relativas à gestão de pessoas.
É muito comum o gestor perceber as inconsistências ou necessidades relativas às tarefas desenvolvidas por sua equipe, mas não raro é solicitada a ajuda do consultor para identificar o que mais pode estar gerando os desvios ou falhas nos processos.
O grande trabalho doconsultor, portanto, consiste não só em saber especificar a origem dos problemas, como também lidar com os comportamentos adversos das pessoas envolvidas.
As demandas e as necessidades das organizações são cada vez mais variadas e exigem do consultor não só um olhar bastante sensível e critico das situações, como também a busca contínua de uma imparcialidade que os ajudara em seus diagnósticos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria e Consultoria em Gestao de Pessoas
  • Consultoria interna em gestão de pessoas
  • consultoria em gestao de pessoa
  • consultoria em gestao de pessoas resumo
  • Auditoria e Consultoria em Gestão de Pessoas
  • consultoria em gestão de pessoas
  • PLANO DE CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS
  • CONSULTORIA EMPRESARIAL EM GESTÃO DE PESSOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!