Consultoria 110128174413 Phpapp01

58200 palavras 233 páginas
1

Prefácio
A história de Empreendedorismo em Serviços de Consultoria é breve, em dois sentidos. Em primeiro lugar, o estudo limita-se a descrever os aspectos históricos de consultoria, embora muitos campos históricos descritos tenham as suas raízes em épocas anteriores à Revolução
Industrial, porém, para salientar as suas implicações nos modelos actuais de consultorias foi preciso rebuscar as matrizes históricas.

Em segundo lugar, procurou-se escrever um pequeno livro didáctico, simples e orientador que destaca a sua temática, em consultoria, em vez de descrever pormenorizadamente os seus mecanismos de funcionamento e de operacionalização como tal.

As seis partes que compõe o livro podem ser absorvidas em seis sessões de leituras, já que a sua origem estão nas publicações feitas pelo autor no Suplemento Economia & Negócios, do Jornal
Notícias, bem como das lucubrações e pesquisas acuradas, típicas de um académico que busca transmitir conhecimentos em vez de auto-mistificar-se como o único iluminado da Ágora.

A obra foi escrita para vários públicos. Primeiro, é dirigido para estudantes de vário ramos de conhecimentos, que procuram uma bússola orientadora para os seus horizontes profissionais.
Estes encontrarão

neste livro práticas para início de negócio de consultoria. Um segundo

Público, o de profissionais de consultorias, encontrará alguns truques, práticas, metodologias e conselhos para a execussão de uma consultoria com sucesso.

Os leitores em geral, interessados em empreendedorismo e consultoria, espero que encontrem inspiração, motivação para levar a cabo um negócio em qualquer campo dos seus interesses.

Para facilitar a compreensão da obra foi colocado no início da obra um glossário técnico e um conjunto de abreviaturas e acrónimos
.

Maputo, 03 de Junho de 2010

2

Abreviaturas/ Acrónimos
ACME--Association of Management Consulting Firm
IAC- informação aos Consultores
AEEC-Associação Espanhola de Empresas de Consultorias
IBCO-Instituto Brasileiro dos

Relacionados