Consultinh

2353 palavras 10 páginas
Estudo do Mercado de Web Analytics no Brasil – Março de 2009 WA Consulting – www.waconsulting.com.br 1

Copyright 2009 WA Consulting Estas informações podem ser gratuitamente distribuídas desde que o conteúdo, claramente, seja atribuído a WA Consulting como abaixo: Estas informaçoes possuem direito de cópia de propriedade de WA Consulting. Para mais detalhes visite o site www.waconsulting.com.br. Todos os documentos online devem conter um hyperlink para a URL acima.

Estudo do Mercado de Web Analytics no Brasil – Março de 2009 WA Consulting – www.waconsulting.com.br 2

Introdução
O mercado de métricas digitais no Brasil tem crescido nos últimos 2 anos, e acreditamos que este crescimento deve se acentuar nos próximos anos. O principal fator de crescimento em todo o mundo tem sido o do conhecimento, tanto das ferramentas como das metodologias existentes e do próprio mercado. Por isso, desenvolvemos esta pesquisa, onde acreditamos que irá ajudar ao mercado conhecer melhor a área de métricas e esta a se desenvolver.

Uma pequena história do mercado de Web Analytics
No inicio da utilização dos produtos de Web Analytics, estes eram somente feitos para a leitura do log gerado pelo servidor HTTP de todas as interações que este fazia com o browser do visitante ou com os robôs que visitavam o site. Por este motivo o público-alvo destes produtos eram os gerentes de TI. Era o auge da medição de “Hits”, e também para análises de trafego e uso de banda. Era a visão dos servidores sobre a internet Mas como os Web Analytics de Log não eram a melhor maneira de medir as ferramentas se modernizaram e passaram a utilizar uma tag em Java Script aplicado a cada página do site para enviar a um servidor central as informações necessárias. Esta era uma visão do lado do visitante e o começo do uso de tag’s e cookies para a coleta de informação. Com isso começamos a ter uma idéia melhor de métricas como Páginas Vistas (Page View) e Visitantes Únicos (Unique Visitor), além de uma

Relacionados