CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: A CONSCIENTIZAÇÃO GERA MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA A ENGENHARIA CIVIL

2064 palavras 9 páginas
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: A CONSCIENTIZAÇÃO GERA MAIS UMA
OPORTUNIDADE PARA A ENGENHARIA CIVIL
Resumo: A proposta deste artigo é apresentar algumas reflexões e exemplos acerca da necessidade da inserção efetiva dos princípios de construção sustentável nos programas de disciplinas dos cursos de graduação em engenharia civil, focando conscientizar o estudante de suas responsabilidades ambientais e sociais inerentes à profissão, e dessa forma fomentar o interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à construção sustentável, bem como a atualização dos profissionais já atuantes na área da construção.

Palavras-chave: construção sustentável, engenharia civil, responsabilidades ambientais e sociais. 1. INTRODUÇAO
A febre da construção sustentável começou com o aumento do rigor das leis ambientais nos países desenvolvidos, e se alastrou mundialmente. Nota-se que existe um certo modismo nessa questão, mas é fato que a consciência ambiental tem se tornado um importante aliado no desenvolvimento de práticas sustentáveis nas mais variadas áreas.
Nesse contexto, ninguém quer assumir o papel de vilão, e além do mais, o cliente também está mais exigente e consciente de sua responsabilidade ambiental. Tanto é verdade, que as empresas estão buscando certificações ISO, com o objetivo de tornar visíveis suas ações de responsabilidades sociais e ambientais.
Mas a construção civil ainda é considerada a grande vilã. Responsável pela extração de aproximadamente 30% de recursos naturais do planeta, torna-se evidente a necessidade do profissional engenheiro, e de toda a cadeia produtiva ligada à área da construção civil, de estarem cientes do impacto que suas ações vem causando ao meio ambiente e responderem de uma forma pró-ativa à este problema.
Para ERCOLE:
[..] As práticas sustentáveis devem ser feitas com muito profissionalismo. A atividade do engenheiro interfere, muitas vezes, pesadamente no meio ambiente. Eu penso que o engenheiro tem que

Relacionados