Construtivismo_Resumo livro César Coll

8274 palavras 34 páginas
COLL, CÉSAR et al .­ O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA

OS PROFESSORES E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA

A concepção construtivista não é, em sentido estrito, uma teoria, mas um referencial explicativo que, partindo da consideração social e socializadora da educação escolar, integra contribuições diversas cujo denominador comum é constituído por um acordo em torno dos princípios construtivistas.
Pode-se dizer que a concepção construtivista não é um livro de receitas, mas um conjunto articulado de princípios em que é possível diagnosticar, julgar e tomar decisões fundamentais sobre o ensino.
Alguns autores parecem defender uma espécie de acordo quase perfeita entre teoria e ação, em que esta viria a ser como o desenvolvimento de um plano previamente traçado, outros consideram que tais teorias funcionam como referencial a partir do qual são identificados problemas e articuladas vias de solução para eles, em uma dimensão mais dialética e interativa do que no caso anterior.
Mas como se define uma educação de qualidade questiona os autores. Pelos recursos quantitativos é qualitativo que possui? Pela eficácia da sua organização? Wilson (1992) define desse modo a qualidade do ensino: Planejar, proporcionar e avaliar o currículo ótimo para cada aluno, no contexto de uma diversidade de indivíduos que aprendem. A definição enfatiza a necessidade de articular respostas diversificadas capazes de atender às distintas necessidades dos alunos aos quais se dirigem; podemos ampliar a definição estipulando então que uma escola de qualidade será aquela capaz de atender à diversidade.
O grande desafio e construir uma escola que possa aproximar-se de cada um e ajudar cada um a progredir. E óbvio que uma escola com essas características, que possa oferecer um ensino adaptado e rico, promotora do desenvolvimento, não está apoiada apenas em seus professores. Como se sabe, são escolas nas quais:
a) é proporcionada uma atmosfera favorável para a aprendizagem, em que há um compromisso

Relacionados