Construindo o pensamento filosófico

Páginas: 6 (1489 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
CONSTRUINDO O PENSAMENTO FILOSÓFICO

Antonio Carlos Macedo dos Santos

A filosofia trata da realidade do homem sem procurar separá-la em conhecimentos estanques, ela busca considerá-la no interior de sua totalidade, entendendo seus fenômenos e procurando enxergar a realidade a partir de uma visão de conjunto. A reflexão filosófica considera cada um de seus aspectos procurando relacioná-loscomo contexto da integridade humana.
Os homens, desde seus primórdios, buscam essa visão começando sua interpretação de ser pelo mundo. Antigamente a interpretação de mundo era envolvida por mistérios, por rituais religiosos carismáticos. O homem, então, busca outra visão para a cosmologia. Nesse processo, que historicamente é demarcado desde 2500 anos atrás, a afinidade pelo conhecimento, é osignificado de filosofia,
A filosofia pré-socrática, que são os primeiros filósofos que temos conhecimento, contribuiu para a crítica a uma religiosidade simplista ou meramente ritualista, isso não significou, necessariamente, um rompimento com a religião, mas buscando estudar o mundo exterior, sua constituição, sua origem e suas transições. A forma empírica pela qual estas questões foram encaradase resolvidas foi a chave que concebeu a este período um caráter de unidade.
Estes filósofos tentam entender por que existe o dia, a noite, por que chove ou temos seca, que elementos constituem a matéria e esse princípio chamado de arkhé (princípio primordial, originário, constitutivo, dirigente e ordenador de todas as coisas e de todo o universo). Esse princípio é, então, um princípioracionalizado, mas não um princípio divino.
Acima de tudo, o que se deve observar na explicação de cada um desses filósofos, é que eles tentaram por vias racionais, e não mais por vias religiosas, explicar a realidade.
As principais escolas e filósofos deste período: Escola de Mileto - Tales (640-546 a.C.), primeiro filósofo de que se tem notícia e primeiro chefe da Escola de Mileto; Anaximandro (610-547a.C.), Anaxímenes (585-528 a.C.) e Heráclito (540-470 a.C.); Escola Itálica – Pitágoras (580-497 a.C.); Escola de Eléia – Xenófanes (580-575 a.C.), Parmênides (530-460 a.C.) e Zenão (480-430 a.C.); Escola Atomista – Empédocles (492-432 a.C.), Leucipo (500-420 a.C.), Demócrito (470-380 a.C.), Anaxágoras (500-428 a.C.).
A filosofia da Grécia Antiga tem seu marco em Sócrates (470- 399 a.C.),considerado o patrono da filosofia. Ele propunha que antes de se querer conhecer a natureza, de se persuadir os outros, cada homem, acima de tudo, deveria conhecer-se a si mesmo. Ele nada escreveu, tudo o que se sabe a seu respeito é posto por Platão, seu discípulo.
Seus princípios filosóficos foram a investigação das ideias e práticas que dirigem o comportamento dos seres humanos, como indivíduo ecomo cidadãos; a busca da essência da virtude para além do senso comum; a capacidade de reflexão como caminho para o saber. Sócrates, através da dialética, aplicava os métodos da ironia e da maiêutica para atingir esse caminho.
Platão (427-347 a.C.) aprofundou os métodos de debate e conversação como formas de obter o conhecimento. Ele calca sua filosofia, até para se esclarecer mais ainda a‘Alegoria da Caverna’, registrado na sua mais importante obra “A República”, naquilo que se chamou de dualismo platônico, ou seja, ele refere-se à existência de duas realidades; a realidade sensível, que é essa que nós vemos, que tomamos contato por nossas percepções e uma realidade que nós só temos pela inteligência, que Platão define como mundo das ideias, que é onde está a verdadeira realidade. Estemundo sensível é, para Platão, uma cópia do mundo desse verdadeiro mundo das ideias, da inteligência, por isso que a educação do ser humano deveria ser dirigida para a formação do intelecto, para se aprender a razão das coisas, a verdadeira causa de tudo o que existe, inclusive do próprio pensamento humano.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), discípulo de Platão, também produziu um sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pensamentos filosóficos
  • pensamento filosofico
  • pensamentos filosoficos
  • Pensamento filosófico
  • Pensamento filosofico
  • Pensamento Filosófico
  • pensamento filosofico
  • Pensamento Filosofico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!