Construindo o conhecimento na visão interacionista

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
CURSO: Saberes e Práticas no Ensino de História
DISCIPLINA: Tendências Atuais da Educação
DISCENTE: Estela Regina Andrades da Silva
TUTOR: Sandra Brant

CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA
VISÃO INTERACIONISTA

Partindo do pressuposto de que o homem é resultado do meio em que vive, o ato de educar não poderá ser engessado e imutável. Este seja, talvez, o maior desafio do educador: perceber asutil diferença de cada aluno e criar um método de ensino que contemple, primeiramente, a todos e, na continuidade deste processo, individualiza-lo.
Da mesma maneira que o discente necessita ser guiado em seu contexto educacional, nós profissionais da educação também precisamos de uma condução e, para tanto, alguns sábios estudiosos contribuíram com a docência revelando diferenças,potencialidades, formas de avaliar a individualidade, entre outros elementos possíveis e passíveis de serem utilizados nos tempos atuais.
A colaboração maior está na percepção da construção psicológica de cada ente, da importância de sua bagagem sociocultural, da relevância de usas experiências pessoais e o quanto não podemos nos limitar a apenas julgar o interesse pelo conhecimento como método de avaliaçãode nossos alunos. A dificuldade de aprender está mais relacionada com o universo do aluno, do que com suas potencialidades individuais, mesmo porque, a própria maneira em que “afloramos” nossa inteligência está diretamente ligada ao quanto fomos estimulados em nossos primeiros contatos sociais.

Uma importante função da escola é contribuir para que o aluno organize seu pensamento a partir doconhecimento informal, da cultura que adquire em ambientes não escolares, ou seja, atuar na sistematização do conhecimento científico e na formação de conceitos. (...) O ponto crucial do processo de ensino e aprendizagem deve levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, construídos a partir da vivencia em diferentes conceitos (CAVALCANTE).

Refletir e debater sobre os processos detransmissão e de construção do conhecimento deve ser uma preocupação constante do profissional de educação quando na formação do discente. É justamente neste eixo que a Teoria Interacionista apresenta boa compreensão do processo de construção do conhecimento, uma vez que a aquisição do saber é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio.
Referindo-se àconstrução do conhecimento, Limoeiro diz que:

O conhecimento se faz a custo de muitas tentativas e da incidência de muitos feixes de luz, multiplicando os pontos de vista diferentes. A incidência de um único feixe de luz não é suficiente para iluminar um objeto. O resultado dessa experiência só pode ser incompleto e imperfeito, dependendo da perspectiva em que a luz é irradiada e de suaintensidade. A incidência a partir de outros pontos de vista e de outras intensidades luminosas vai dando formas mais definidas ao objeto, vai construindo um objeto que lhe é próprio. A utilização de outras fontes luminosas poderá formar um objeto inteiramente diverso ou indicar dimensão inteiramente nova ao objeto. (LIMOEIRO, 1978, p. 27)

Foi no seu conhecimento de Biologia que Jean Piaget concluique, da mesma maneira que os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe  também uma relação evolutiva entre o sujeito e o meio em que vive. Segundo sua teoria, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto.
No caso da criança, é preciso respeitar a sua evolução dentrodas fases vivenciadas por ela e observando as suas mudanças. Piaget elaborou uma sequência de estágios que tem início a partir da imaturidade do recém-nascido, finalizando-a com a adolescência, visto que na idade adulta há uma conclusão das mudanças evolutivas.
Por sua vez, Lev S. Vygotsky tem como foco de seus estudos a interação social, o que em resumo diz que o desenvolvimento do indivíduo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construindo Seus Conhecimentos
  • visão interacionista de piaget
  • Resumo
  • Construindo a visão da empresa
  • Visão interacionista entre o brincar e a educação infantil
  • Construindo a visao da empresa
  • Construindo a visão da empresa
  • Construindo um conhecimento cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!