construindo_voluntarios

1825 palavras 8 páginas
CONSTRUINDO
UM PROJETO DE
VOLUNTARIADO

ExpedieNte

TEXTO
Kátia Regina Gonçalves
Paulo de Camargo
Priscila Cruz

COORDENAÇÃO DO PROJETO
Sílnia Nunes Martins Prado

PROJETO GRÁFICO
Linea Creativa

ILUSTRAÇÃO DA CAPA
Design com Z

ILUSTRAÇÕES
Pinguim Produções

REVISÃO DE TEXTO
Fátima Couto

COLABORADORES
Maria Eugenia da Costa Sosa
Neide Cruz
Telma Lúcia Lomonico Ramos

IMPRESSÃO
Gráfica Editora Modelo Ltda.

REALIZAÇÃO
Editora Fundação EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br Instituto Faça Parte - Brasil Voluntário www.facaparte.org.br Ano da publicação: 2003
Tiragem: 50.000 exemplares

4

CoNstruiNdo um projeto de voluNtariado Este guia “Construindo um projeto de voluntariado”, parte integrante da Coleção FAÇA PARTE, foi desenvolvido para auxiliar professores e alunos na elaboração de projetos de voluntariado educativo, portanto grupos de amigos que desejarem montar um projeto social dentro ou fora da escola também podem utilizar este material.
Ações de voluntariado têm permitido discussões sobre valores como ética e cidadania, além de estimular a solidariedade e cultura da paz.
Na escola, enriquece o processo de ensino e de aprendizagem, complementando o trabalho em sala de aula e proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos conteúdos abordados pelas matérias, uma vez que permite relacionar teoria e prática.
Desejamos com esta publicação exemplificar e nortear a construção de projetos sociais em sete etapas, didaticamente apresentadas, que podem ser desenvolvidas a partir de discussões de temas transversais.
Eles servirão como um fio condutor, permitindo à escola ou grupos de voluntários fazerem as devidas adaptações à realidade local.
Vamos conhecê-las?

5

´

INdice

Convocação ..................................................... 07
Diagnóstico ....................................................... 08
Elaboração do projeto ................................. 09
Ação

Relacionados