CONSTRUCAO CIVIL E SUSTENTABILIDADE

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
Construção civil e Sustentabilidade
Considerada a maior geradora de resíduos de todos os setores produtivos (gera, aproximadamente, 60% de todo o lixo urbano da sociedade), a construção civil causa grandes impactos ambientais, como o consumo de recursos naturais, a modificação da paisagem e a geração de resíduos. Sendo assim, os arquitetos estão sendo cada vez mais pressionados para contribuircom a redução dos impactos ambientais negativos nos seus projetos. O aumento na conscientização da situação ambiental está gerando uma sociedade mais exigente que visa melhores desempenhos ambientais sem maiores custos adicionais.
Pensando em futuro das cidades, a sustentabilidade deve ser considerada a principal protagonista de planejamento.
De modo geral, sustentabilidade pode ser definidacomo a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, podemos dizer que é a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.
Segundo o Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica – IDHEA, construção sustentável é um sistema construtivo que promove alteraçõesconscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de habitação do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Há nove passos principais para se chegar a uma Construção Sustentável, que reproduza as características originais do meio ambiente natural:
• Planejamento Sustentável da Obra
•  Aproveitamentopassivo dos recursos naturais
•  Eficiência energética
•  Gestão e economia da água
•  Gestão dos resíduos na edificação
•  Qualidade do ar e do ambiente interior
•  Conforto termo-acústico
•  Uso racional de materiais

Sustentabilidade e Inovação

O contêiner do termo inglês container, trata-se de um recipiente de metal ou madeira, de grande dimensão, destinado a transporte eacondicionamento de cargas em navios, trens, etc. Idéia do caminhoneiro Malcom Mc Lean em 1937, o contêiner é considerado por muitos estudiosos e economistas a maior inovação ocorrida no comércio mundial.
Os contêineres ainda são os principais transportadores de cargas, e dominam os portos de desembarque de mercadorias em todo o mundo. O tempo de vida útil de um contêiner, hoje é de 10 anos, depois dissoeles são dispensados em depósitos e tornam-se mais um lixo da indústria capitalista.
Recentemente este objeto voltado para o transporte de mercadorias, tem recebido novas funções através dos olhos de arquitetos e engenheiros ao redor do mundo.
A idéia de implantar o contêiner na construção é recente. Com início no século XXI, esta inovação tem facilitado a área, tanto pelo baixo custo e pelo curtoprazo de execução.
Um exemplo de seu uso foi a solução encontrada pela empresa Tempo Housing, o projeto de habitação estudantil Keetwonen na Holanda, é um dos maiores complexos habitacionais em contêineres do mundo, tendo surgido como resposta às dificuldades em se construir moradias para estudantes.
A residência projetada pelo arquiteto Adam Kalkin, toma partido dos contêineres para criaráreas intimas na casa, enquanto o espaço residual entre estas, coberto por um telhado metálico que une o conjunto todo, cria a área social da moradia.
Um exemplo de uso comercial é a loja da grife esportiva Puma, a Puma City, do escritório Lot-Ek, montada com 24 contêineres de 40 pés, foi criada para ser facilmente desacoplada e transferida para nova locação, é um belo exemplo da composiçãoarquitetônico que pode ser obtida ao se trabalhar o balanço possibilitado pela estrutura própria do objeto.

 
O projeto do escritório Urban Space Management cria “cidades” modulares de contêineres com usos variados, comercial, habitacional ou misto.
 



Para os autores deste tipo de projetos ainda é necessário superar alguns obstáculos como a inércia social, ou falta de vontade em desenvolver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade na construçao civil
  • Sustentabilidade na construção civil
  • Fichamento de Sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade construção civil
  • Sustentabilidade na Construção Civil
  • Sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade na Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!